Victor Fernandes   |   25/09/2017 09:29

Portugal projeta metas para 2027: pernoites e receita

O Conselho de Ministros de Portugal aprovou nesta quinta-feira (21) a Estratégia para o Turismo 2027 (ET-27). As metas são em dez anos ter 80 milhões de pernoite e 26 bilhões de euros de receitas turísticas anuais.

Divulgação
Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal
Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal
O Conselho de Ministros de Portugal aprovou nesta quinta-feira (21) a Estratégia para o Turismo 2027. As metas são em dez anos ter 80 milhões de pernoite e 26 bilhões de euros de receitas turísticas anuais, de acordo com o presidente do Turismo do país, Luís Araújo.

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, também se pronunciou sobre a estratégia: “o Turismo de Portugal pode ser muito mais, estamos todos pensando a longo prazo, acreditamos que estamos fazendo o melhor para o país que vamos deixar aos nossos filhos”.

Os objetivos contemplam a melhoria da qualificação do profissional. A intenção em 2027 é ter 28% dos profissionais do setor com ensino superior, 60% com ensino médio e 12% com ensino fundamental. Em 2015, os profissionais correspondiam respectivamente a 12%, 30% e 58%.

Outras metas são reduzir a sazonalidade do Turismo português, aumentar a satisfação dos residentes em relação à atividade turística e incrementar os níveis de eficiência nas empresas do setor.

“Investir no Turismo valorizará os recursos naturais de Portugal, contribuirá para a criação de empregos e riqueza, e promoverá a coesão territorial e social”, são as palavras do governo do país no comunicado divulgado no mesmo dia da aprovação.

O início da discussão da Estratégia para o Turismo 2027 ocorreu em maio de 2016 com uma sessão na cidade de Tomar.

Tópicos relacionados