Movida

Da Redação   |   16/10/2017 18:15

Incêndios em Portugal já deixaram 31 mortos

Já foram registrados 31 mortos e 51 feridos em, pelo menos, 15 distritos do país. 


Miguel Lopes/EFE/EPA

Este domingo (15) foi o "pior dia desde o início do ano" em Portugal quanto aos incêndios que vêm assolando o país, de acordo com informações da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC). Até o momento, já foram registrados 31 mortos e 51 feridos em, pelo menos, 15 locais do país. Cerca de cinco mil bombeiros estão envolvidos no combate ao fogo.

Dezenas de povoações foram evacuadas, e diversas estradas e linhas de trem foram bloqueadas devido ao alastramento dos focos de incêndio. De acordo com informações do site Infraestruturas de Portugal (IP), pelo menos 13 estradas das regiões norte e centro do país estavam fechadas esta manhã.
Reprodução/Fogos PT
Focos de incêndio no país
Focos de incêndio no país

Segundo a ANPC, ontem foram registrados mais de 500 focos de incêndio em todo o país. Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de junho, quando foram registradas 64 mortos e mais de 200 feridos.

O primeiro-ministro português, António Costa, decretou estado de calamidade pública em todos os distritos ao Norte do Rio Tejo. Além disso, Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos para colaborar com o combate aos incêndios.

O comissário europeu de Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, afirmou hoje (16) em seu Twitter que o mecanismo europeu está pronto para ajudar. “O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da União Europeia está monitorando de perto e em contato constante".

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou em nota solidariedade às populações, aos autarcas e aos bombeiros, no combate aos fogos, e exprimiu pesar aos parentes das vítimas. Sousa e Costa cancelaram seus compromissos de hoje para acompanhar os desdobramentos da situação no país.

No site fogos.pt é possível observar a situação de cada foco de incêndio de Portugal.


*Fonte: Agência Brasil

conteúdo original: http://bit.ly/2yoT5an

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias