Marcos Martins   |   19/12/2017 12:59

EUA ignora ONU e mantém posição sobre Jerusalém

Conselho de Segurança pediu que o país voltasse atrás na decisão


Dreamstime
Jerusalém é motivo de conflitos
Jerusalém é motivo de conflitos
Os Estados Unidos recusaram o pedido do Conselho de Segurança da ONU, que recomendava ao país voltar atrás no reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, segundo informações da agência Reuters.

Outros 14 membros do conselho votaram a favor da resolução redigida pelo Egito, que não citou diretamente o governo de Trump, mas expressou “profundo pesar com decisões recentes relativas ao status de Jerusalém”.

Revoltada com a falta de apoio dos outros países, a embaixadora norte-americana na ONU, Nikki Haley, disse após a votação que os acontecimentos foram um "insulto" que "não será esquecido". Esse foi o primeiro veto lançado pelos Estados Unidos no Conselho de Segurança em mais de seis anos, de acordo com a representante.

O projeto da resolução afirmava que “quaisquer decisões e ações que pretendam ter alterado o caráter, status ou composição demográfica da Cidade Sagrada de Jerusalém não têm efeito legal, são nulas e devem ser rescindidas em conformidade com resoluções relevantes do Conselho de Segurança”. Em meio a essas discussões, o presidente Donald Trump ainda mantém o objetivo de transferir a embaixada norte-americana de Tel Aviv para Jerusalém.


*Fonte: Reuters

conteúdo original: http://bit.ly/2kLss98

Tópicos relacionados