Leonardo Ramos   |   11/12/2017 14:59

Explosão em Nova York deixa 4 feridos; suspeito detido

Suspeito tem 27 anos, e teria se inspirado no Estado Islâmico para cometer o atentado; veja fotos e vídeo

Reprodução Twitter / nypost
Explosão aconteceu no subsolo terminal de ônibus Port Authority; suspeito teria se inspirado no Estado Islâmico
Explosão aconteceu no subsolo terminal de ônibus Port Authority; suspeito teria se inspirado no Estado Islâmico
A cidade de Nova York sofreu na manhã desta segunda (11) um atendado na região da Times Square, em Manhattan. Uma explosão foi registrada pelo Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) no subsolo do terminal de ônibus Port Authority, esquina das ruas 42nd St e 8th Ave.

Em seu perfil no Twitter, a polícia afirmou que um suspeito foi detido e está sob custódia. Foram registrados até o momento quatro feridos na ocorrência, além do próprio suspeito, que também se machucou; nenhum deles sofre risco de vida.

O homem preso em flagrante, segundo o The New York Post, é Akayed Ullah. Ele tem 27 anos, está há sete nos EUA e mora no Brooklyn, tendo origem provavelmente em Bangladesh. Ele teria explodido um dispositivo caseiro que estava junto ao corpo. A bomba continha um tubo de metal de cinco polegadas conectado a uma bateria por uma série de fios, mas o homem teria detonado apenas parcialmente o dispositivo, que carregava na parte direita de sua jaqueta, às 7h40 da manhã.

O ataque teria sido motivado por influências do Estado Islâmico, segundo o ex-comissário da polícia de Nova York, Bill Bratton. Ele afirmou ao programa Morning Joe, do canal MSNBC, que o suspeito "supostamente explodiu o dispositivo em nome do Isis".

Uma série de ruas ao redor do quarteirão foram bloqueadas, e as linhas A, C e E do metrô foram evacuadas.

Uma foto do suspeito foi publicada no twitter do jornal The New York Post. Nela pode ser visto o homem que cometeu o atentado ferido, com uma série de cabos presos ao corpo; veja abaixo:


VÍDEO REGISTRA O MOMENTO
Um vídeo em um smartphone parece ter registrado o momento da explosão. Ele foi publicado pelo The New York Post; e mostra apenas uma pessoa no chão após a bomba ser ativada; veja neste link.

PREFEITO RESPONDE

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, fez um discurso em resposta ao atentado, divulgado no twitter da NYPD. Segundo Blasio, a explosão teria sido resultado de uma tentativa de ataque terrorista que fracassou.

"Não há incidentes ou atividades adicionais no nosso conhecimento. Você verá presença adicional da NYPD em toda a cidade", afirmou ainda Bill de Blasio.

O comissário da polícia de Nova York, James P. O'Neill, também discursou, e pediu para quem tiver informações sobre o suspeito ou o incidente entrar em contato com a polícia. "Esta é Nova York, e não vivemos com medo. Mas se você ver algo suspeito, tem a obrigação de avançar e nos informar", afirmou O'Neill.

TERMINAL REABERTO
Segundo o twitter da NYPD, o terminal de ônibus Port Authority foi reaberto por volta das 13h30.

Tópicos relacionados