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Marcos Martins   |   22/01/2018 13:42

Brasil e Japão assinam acordo para intercâmbio de projetos

Os dois países vão compartilhar projetos e ideias para impulsionar o mercado


Flickr / yopinori
Japoneses contam agora com visto eletrônico
Japoneses contam agora com visto eletrônico
Em evento que aconteceu hoje em Tóquio, para divulgar o visto eletrônico, válido desde o dia 11 para viajantes japoneses que desejam visitar o Brasil, autoridades dos dois países assinaram um documento que prevê intercâmbio de experiências.

O memorando de entendimento assinado pela secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Teté Bezerra, e pelo presidente da Agência Japonesa de Turismo, Akihiko Tamura, prevê o aprimoramento das relações entre os dois países, com o compartilhamento de ideias e projetos para aumentar o fluxo turístico bilateral.

“Temos adotado uma série de medidas para abrir o Brasil ao mercado exterior. O Japão está na nossa lista de prioridades. Qualquer japonês que optar por visitar o Brasil poderá solicitar o documento de entrada de forma eletrônica e receberá a resposta em até 72 horas”, comentou Teté Bezerra. Em média, o prazo anterior era de 40 dias. O valor também sofreu uma redução de quase 70%, passando de US$ 92 para US$ 40.

No ano de 2016, o Brasil recebeu 79,7 mil turistas japoneses que injetaram US$ 81,3 milhões na economia nacional. De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), medidas de facilitação de viagens aumentam em até 25% o fluxo entre os países contemplados.

Com isso, pela projeção, os números podem saltar para 100 mil viajantes, 20 mil a mais que o número atual, e US$ 101,6 milhões em receita. “O e-Visa vai ajudar muito a incrementar o turismo de japoneses para o Brasil. Parabéns pela medida e pela organização do evento”, afirmou Akihiko Tamura.

ESTADOS UNIDOS

Nesta semana, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, viaja para Nova York, nos Estados Unidos, para também divulgar o visto eletrônico para os americanos. Na agenda, terá uma rodada de entrevistas com a imprensa e um evento para formadores de opinião e lideranças empresariais.

Os norte-americanos são o segundo maior mercado emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da vizinha Argentina. De acordo com as últimas estatísticas, mais de 570 mil turistas dos país escolhem o Brasil como destino turístico e injetam US$ 710,5 milhões na economia nacional por ano. Pelas projeções do MTur, com a facilitação, os visitantes americanos gastarão US$ 177,6 milhões a mais na economia brasileira.

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