Da Redação   |   15/01/2018 11:28

Isenção de visto entre Brasil e Emirados entra em fase final

Definição permite que viajantes transitem entre os países sem a necessidade do documento para fins de negócios e Turismo por até 90 dias

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Isenção mútua de visto entre Brasil e EAU já está vigente
Isenção mútua de visto entre Brasil e EAU já está vigente
O acordo que dispensa o visto obrigatório para ingresso de brasileiros nos Emirados Árabes Unidos (EAU) irá entrar em vigor em breve. O texto aprovado pelo Senado Federal ainda no último mês de 2017 permite que viajantes transitem entre o Brasil e o país árabe sem a necessidade do documento para fins de negócios e Turismo por até 90 dias, a cada período de 12 meses.

Resta aos Emirados Árabes cumprir os requisitos constitucionais naquele país para ratificação do acordo.

O acordo prevê que portadores de passaporte comum, diplomáticos e especiais de ambos os países ficam isentos da necessidade de vistos. Essa mesma isenção para diplomatas e portadores de passaporte especial já valia desde maço do ano passado.

A partir de então, serão contados 30 dias para promulgação do ato internacional. O processo já foi completado pelo Brasil, faltando ainda a manifestação dos Emirados para que o acordo comece a valer.

As perspectivas desse acordo entre os governos brasileiro e árabe apontam para a ampliação das viagens de turismo e negócio entre os países, principalmente para as cidades de Dubai e Abu Dhabi. A isenção, porém, não permite que os viajantes de nenhuma das duas nações possam trabalhar ou estudar nos respectivos países sem a autorização específica.

*Notícia e título alterados às 13h05 de acordo com a alteração feita pela Agência Brasil, veículo em que a notícia foi originalmente publicada


*Fonte: Agência Brasil

conteúdo original: http://bit.ly/2EB0Trr

Tópicos relacionados