Artur Luiz Andrade   |   29/05/2015 17:25

Fluxo aéreo internacional cresce 5% em abril nos EUA

Os voos internacionais sem escala de/para os Estados Unidos transportaram 63,8 milhões de passageiros em abril, um aumento de 5% sobre o mesmo mês em 2014. Do total, 44% eram passageiros americanos (+7%) e o restante viajantes estrangeiros (+3%).

ORLANDO - Os voos internacionais sem escala de/para os Estados Unidos transportaram 63,8 milhões de passageiros em abril, um aumento de 5% sobre o mesmo mês em 2014. Do total, 44% eram passageiros americanos (+7%) e o restante viajantes estrangeiros (+3%). As companhias aéreas americanas ficaram com 51% do total (+1%) e as empresas de outros países com o restante, mas com um aumento bem maior (9%).

Os dados são do National Travel and Tourism Office (NTTO), órgão do Departamento de Comércio dos EUA.

Os viajantes de longa distância (chamados de overseas pela estatística oficial) foram 71% do total, e cresceram 4%. Desse total, 44% eram americanos e 56% estrangeiros. De todas as regiões apenas duas tiveram menos viajantes de/para os Estados Unidos: a América do Sul caiu 1% e a África 5,1%. O Caribe cresceu 8,3%, a Ásia 4,8%, a Europa 1,4% e o Oriente Médio incríveis 19,4%. Vale lembrar que a estatística conta apenas voos diretos. Portanto, brasileiros que voam para os Estados Unidos via Copa, Aeromexico ou mesmo Gol acabam aumentando a estatística do Caribe e México (sendo que este último nem é considerado overseas).

A China cresceu 20% no número de passageiros estrangeiros que chegam aos Estados Unidos e 7,8% no número de americanos retornando ao país. O aproveitamento dos voos diretos da China chegou a 84%. As companhias americanas ficaram com 29% de share do movimento com a China.

Já o movimento do Canadá cresceu 5%, chegando a 9,5 milhões de viajantes aéreos em abril (15% do fluxo aéreo total do mês). Do total de/para o Canadá, 20% eram americanos (+11%) e o restante canadenses ou estrangeiros conectando via cidades canadenses (+3%). O market-share caiu 1,2 pp.

O México fica com 14% de share do tráfego aéreo de/para os EUA em abril, com 8,8 milhões de passageiros e 9% de incremento.

O Portal PANROTAS viaja a convite da US Travel Association/IPW 2015 e Tam, com proteção GTA

Tópicos relacionados