Movida

Janize Colaço   |   19/04/2017 11:20

Abla divulga anuário de locação com nova metodologia

A nova metodologia da associação levou em conta a Classificações Nacionais de Atividades Econômicas (CNAE), primário e secundário. Além disso, a pesquisa manteve as segmentações por região (Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste

Aries/Flickr
Com uma série de análises, compilações e números relativos ao último ano, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) divulgou nesta semana a edição 2017 de seu anuário - desta vez com novos critérios e metodologia. Ao todo, a entidade registrou mais de 11 mil locadoras de veículos com CNPJ ativo na Receita Federal.

O levantamento, feito em conjunto com dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Denatran, Confederação Nacional do Transporte (CNT), entre outras entidades, ainda aponta que, das empresas ativas, cerca de 28% atuam com uma frota superior a nove veículos. Em contrapartida, 78% detêm entre um e nove veículos.


NOVOS CRITÉRIOS E AVALIAÇÕES
A nova metodologia da associação levou em conta a Classificações Nacionais de Atividades Econômicas (CNAE), primário e secundário. Além disso, a pesquisa manteve as segmentações por região (Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste) e por Estados.

Outra novidade do anuário são as estatísticas referentes à frota de veículos das locadoras conforme a Unidade da Federação em que os veículos foram emplacados, além de uma apresentação mais detalhada da participação de cada montadora na frota do setor - que, somente em 2016, emplacou mais de 203 mil veículos para locadoras e também é responsável por um total de mais de 660 mil veículos das empresas de locação no País.

DIVISOR DE ÁGUAS

Por conta das mudanças, a Abla não aconselha que os dados obtidos nesta edição sejam comparados com os anteriores, visto a função dos novos critérios e metodologia adotados para a identificação de empresas ativas e frota total emplacada.

A entidade ainda destaca que, por conta da recessão econômica, 2016 foi um ano atípico. "As montadoras encerraram o exercício contabilizando queda de mais de 20% nos licenciamentos e com vendas inferiores a dois milhões de unidades de automóveis e comerciais leves", argumenta a associação.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias