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Localiza lança robô no Facebook para realizar reservas

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Leonardo Ramos Leonardo Ramos
Divulgação
Aplicativo Localiza Fast, outra das inovações tecnológicas lançadas pela empresa neste ano
Aplicativo Localiza Fast, outra das inovações tecnológicas lançadas pela empresa neste ano

Após lançar o aplicativo Localiza Fast, que permite o aluguel e a abertura do carro através do seu próprio celular, a locadora anunciou hoje mais um lançamento que segue a tendência de inovações tecnológicas em que a empresa vem apostando. Desta vez, trata-se de um chatbot, uma espécie de robô on-line que permite a realização de reservas através do Messenger da página do Facebook do grupo.

Com a nova funcionalidade, desenvolvida pela empresa Take, o cliente pode realizar a reserva na rede social da mesma forma que faz via o site da Localiza, enquanto o chatbot responde e faz o trabalho, extraindo as informações do sistema da empresa via API. A empresa define os chatbots como “softwares que funcionam dentro de aplicações de mensagens. Portanto, eles são serviços de comunicação inteligentes e estruturados, onde é possível conversar e interagir através de aplicações e apps de mensagens”.

Um dos argumentos utilizados no comunicado da empresa para a criação da nova ferramenta são "dados de uma recente pesquisa da Opinion Box que revelam que 70% dos brasileiros estão dispostos a interagir com as empresas por aplicativos como Facebook Messenger e Whatsapp".

Caso o cliente tenha outras perguntas mais específicas, ou prefira falar com um atendente humano, a Localiza deixou claro que ainda dará esta opção. “Em todas as funcionalidades, o cliente está em contato com um atendente virtual com opções pré-determinadas de atendimento e resposta. Quando o usuário opta por falar com o atendente, ele desativa o assistente virtual e ativa o atendimento com um profissional da Localiza. Todas as ações são pensadas para agilizar e melhorar o relacionamento e a experiência do cliente”, comenta o responsável pela área de Marketing Digital da Localiza, Rodrigo Sales.

Já segundo o CEO e co-fundador da Take, Roberto Oliveira, tudo que pode ser feito hoje através de uma conversa telefônica, ou através do uso de um aplicativo, poderá ser feito por meio de conversas multimídia com softwares inteligentes dentro de apps de mensagem. “Automatizar esse atendimento é importante para trazer agilidade, mas a conversa com um robô também pode ser frustrante. Por isso, mais do que construir um bot (diminutivo de robot), é preciso preparar muito bem o chat”, explica Oliveira.

FUNCIONALIDADES
Ainda segundo comunicado da empresa, com o chatbot você pode escolher a opção “Reservar Carro”, onde pode-se escolher local, data e hora da retirada e devolução do veículo, além de tipo do carro escolhido, seguro, itens adicionais e dados do cliente.

Já no “Alterar Reserva” o cliente usa seu código da reserva para mudar detalhes do serviço. Outra opção disponível é “Cancelar Reserva”, onde é possível desistir do serviço utilizando o código de reserva.

O serviço está disponível neste link.
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