Antonio R. Rocha   |   25/06/2009 18:40

Piauí investe no turismo arqueológico

Profissionais e amantes da arqueologia de quase 40 países vão desembarcar em São Raimundo Nonato, a 517 quilômetros de Teresina, na próxima semana, para o Global Rock Art – Congresso Internacional de Arte Rupestre

Profissionais e amantes da arqueologia de quase 40 países vão desembarcar em São Raimundo Nonato, a 517 quilômetros de Teresina, na próxima semana, para o Global Rock Art – Congresso Internacional de Arte Rupestre. O evento será realizado no Parque Nacional Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela Unesco, entre 29 de junho e 3 de julho. A expectativa é que o município receba mais de 1,2 mil pessoas entre pesquisadores, historiadores, cientistas, arqueólogos e estudantes dispostos a conhecer e a discutir essa expressão da presença do homem nas Américas.

A realização do congresso mexeu com a rotina dos moradores e comerciantes. “Estamos realizando uma série de consultorias e treinamentos com hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes e serviços de táxis para que os empreendedores da região possam receber da melhor forma possível os visitantes”, explica o diretor superintendente do Sebrae-PI, Delano Rodrigues Rocha. Como a rede hoteleira de São Raimundo Nonato é pequena para atender todos os turistas que estarão na cidade, o Sebrae e a Fumdham (Fundação Museu do Homem Americano) colocaram em prática o conceito de hospedagem Cama & Café, no qual as casas dos moradores são transformadas em pousadas domiciliares.

O Piauí possui, segundo pesquisadores e arqueólogos, a maior concentração de arte rupestre do mundo. O parque está localizado no sudeste do Estado, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Possui uma grande concentração de sítios arqueológicos, a maioria com pinturas e gravuras rupestres, nos quais se encontram vestígios extremamente antigos da presença do homem (100 mil anos antes do presente). Atualmente estão cadastrados 912 sítios, entre os quais 657 apresentam pinturas rupestres.

O Global Rock Art – Congresso Internacional de Arte Rupestre é uma realização conjunta da Federação Internacional de Organizações Rock Art, Associação Brasileira de Arte Rupestre e Fumdham, com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Piauí, Ministério do Turismo, Sebrae, Parque Nacional Serra da Capivara, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal do Piauí, CNPQ, Petrobras, Ministério da Cultura, Iphan e Ibama.

Tópicos relacionados