Felipe Niemeyer   |   27/11/2009 16:11

Bito apoiará MG na comercialização internacional

A Secretaria de Turismo de Minas Gerais, a Brazilian Incoming Travel Organization (Bito), Sebrae e Instituto Estrada Real assinaram hoje, no Rio de Janeiro, um termo de cooperação técnica para a estruturação e comercialização de produtos turísticos mineiros nas operadoras internacionais.

A Secretaria de Turismo de Minas Gerais, a Brazilian Incoming Travel Organization (Bito), o Sebrae e o Instituto Estrada Real assinaram hoje, no Rio de Janeiro, um termo de cooperação técnica para a estruturação e comercialização de produtos turísticos mineiros nas operadoras internacionais. A ação prevê um trabalho conjunto entre as iniciativas pública e privada para a formatação de produtos, ações promocionais e capacitação com o objetivo de aumentar a venda de pacotes turísticos com destino a Minas Gerais e de incluir o produto no portfólio das operadoras internacionais.

Segundo a secretária de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, a ação integra o projeto Minas Recebe, para capacitação do receptivo local e criação de novos roteiros para serem oferecidos às operadoras de receptivo. “Já capacitamos mais de 100 empresas e criamos 70 novos roteiros. Partiremos agora para a terceira turma, que já conta com 70 inscritos”, disse. “Vemos o País diversificar seus portões de entrada de turistas internacionais e por isso temos que oferecer novos atrativos para o mercado internacional. O mundo mudou e não podemos vender apenas Sol & Mar. Temos que diversificar produtos para competir e aumentar a permanência dos turistas”, acrescentou.

O presidente da Bito, Roberto Dultra, destacou a parceria como importante passo na profissionalização do trabalho de comercialização de Minas Gerais. “Hoje não se vende um destino. Um destino se promove. Minas foi um dos primeiros mercados – além de Rio e Pernambuco – que entenderam o que nós reivindicamos. As secretarias de turismo estão fazendo trabalhos de promoção lá fora sem levar produtos formatados”, disse. “Estamos concorrendo com destinos que contam com verbas fantásticas para promoção. Temos potencial para concorrer, mas de forma criativa e em parceria”, acrescentou.

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