Gabriel Guirão   |   30/12/2009 15:55

João Pessoa CVB traça perfil do turista de negócios

Uma pesquisa elaborada pelo João Pessoa Convention e Visitors Bureau, por meio do Observatório de Turismo da instituição, revelou indicadores positivos sobre o segmento turístico de Negócios e Eventos na capital paraibana.

Uma pesquisa elaborada pelo João Pessoa CVB, por meio do Observatório de Turismo da instituição, revelou indicadores positivos sobre o segmento turístico de Negócios e Eventos na capital paraibana. Os números foram apresentados hoje (quarta, dia 30) pelo gerente executivo da entidade e coordenador da pesquisa, Ferdinando Lucena.

O estudo “Impacto Econômico dos Eventos realizados em João Pessoa” analisou quatro eventos: Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste (educação), VII SEMETRO (tecnologia), 10º ENANCIB (sistemas de informação) e 20º Congresso Nacional de Criminalística (direito).

Os pesquisadores entrevistaram 281 participantes. O resultado foi que os eventos pesquisados injetaram, em média, R$ 3,9 milhões na economia local, sendo a maior parte deste montante relativa a despesas com hospedagem, alimentação e transporte.

Veja abaixo o perfil dos turistas:
54% visitaram pela primeira vez a cidade-sede do evento.
O meio de hospedagem mais utilizado foi o hotel (64%).
Dos turistas participantes dos eventos, pelo menos 23 Estados foram catalogados;
29% têm entre 41 a 50 anos, 27%, entre 30 e 40 anos e 25% entre 18 a 29 anos;
Com relação à escolaridade, 59% têm mestrado, doutorado ou especialização;
59% avaliaram como boa a organização dos eventos realizados;
55% aprovaram como bom os equipamentos audiovisuais utilizados;
74% dos entrevistados são servidores públicos e 14% pertencem a iniciativa privada;
Faixa mensal de renda: 24% declararam renda entre R$ 3 mil e 5 mil; 23% entre R$ 5 mil e 8 mil; 20% entre R$ 1 mil e 3 mil; 17% entre até R$ 1 mil, 10% entre R$ 8 mil e 11 mil e 6% acima de 14.000 mil mensais;
83% dos entrevistados avaliaram os preços cobrados na cidade como acessíveis;
30% utilizaram algum serviço de agência de turismo na vinda para o evento, onde 6% na compra de passagens aéreas, 5% transfer e 16% reserva de hospedagens e 3% com passeios;
100% da amostra possuíam stands;
50% dos eventos tiveram apoio do poder público;
80% dos eventos, o público alvo eram profissionais da área e 20% estudantes;
75% dos entrevistados consideram a cidade apta a realizar eventos de pequeno e médio porte;
75% trariam outros eventos para a capital paraibana.

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