Artur Luiz Andrade   |   09/03/2012 13:29

Falta de planejamento é maior concorrente para Trend

Com mais de três milhões de diárias hoteleiras vendidas no ano passado (1,2 milhão internacionais, e 2,2 milhões nacionais), a Trend Operadora lidera o segmento de venda de hotéis on-line para agências de viagens no Brasil, segundo seu presidente, Luís Paulo Luppa

Com mais de três milhões de diárias hoteleiras vendidas no ano passado (1,2 milhão internacionais, e 2,2 milhões nacionais), a Trend Operadora lidera o segmento de venda de hotéis on-line para agências de viagens no Brasil, segundo seu presidente, Luís Paulo Luppa. O Portal PANROTAS falou com Luppa esta semana, como preparativo para o Fórum PANROTAS, já que o líder da Trend participará de um painel com o CEO da Tui Travel, Peter Long, o presidente do Conselho da CVC, Guilherme Paulus, e o CEO da Rio Quente Resorts, Francisco Costa Neto. Veja abaixo o que ele disse sobre concorrência, resultados, fusões e o que vem por aí.

PORTAL PANROTAS — Você vai participar do painel com o CEO da Tui e um dos temas abordados será o de fusões de empresas no turismo. A Trend caminha para isso com a Advance e a Rextur, que muitos já chamam de RTA?
LUÍS PAULO LUPPA — Prefiro definir nossa parceria como uma grande aliança. Fusões e a consolidação são sim tendência, mas estamos indo passo a passo e com planejamento. O turismo é um segmento embrionário e cheio de oportunidades nesse sentido. Infelizmente há a nuvem da euforia que atrapalha a tomada de decisão de alguns, mas nós estamos caminhando com pés no chão e com os melhores parceiros que poderíamos encontrar, a Rextur e a Advance.

PP — Como é ser a maior em vendas de hotéis on-line para agentes de viagens no Brasil?
LUPPA — Não gosto de divulgar números brutos, falar em maior ou mais poderosa, pois isso não quer dizer muito. O que importa é o que fica para a empresa, o resultado. Isso sim nos orgulha, pois tivemos crescimento de 23 % no resultado no ano passado. Nossa preocupação é com o resultado por cidade, por período, saber se o agente de viagens está sendo bem atendido, distribuir bem para nossos parceiros hoteleiros. 80% de nosso negócio, do ponto de vista dos fornecedores, vem da hotelaria independente, e 90% do resultado. Há muito trabalha a ser feito para sempre crescermos e prestarmos melhores serviços.

PP — E quais os maiores desafios? Quais seus maiores concorrentes?
LUPPA — Olha, o evento que mais me impressionou nos últimos tempos foi o Lacte. Tive mais contato com os gestores e vi que o grande problema é a falta de planejamento e que a burocracia não resolve problemas. Temos a solução para essas empresas, temos ferramenta para os agentes que as atendem, mas a cadeia produtiva não está se mostrando eficiente. Sem desmerecer qualquer concorrente, diria que nosso maior concorrente hoje é ajudar a tornar essa cadeia mais eficiente, apoiando os agentes de viagens e mostrando a esses gestores o que podemos fazer por eles.

PP — E a Trend Lazer? Emplacou?
LUPPA — Em junho chegaremos a um faturamento que sei que algumas empresas do turismo levaram duas décadas para conseguir. Mesmo assim, são resultados pequenos perto dos nossos números de venda de hotéis corporativos para os agentes de viagens. Esse ano ainda vamos ter muito feijão com arroz, será um ano de consolidação. Queremos mostrar que a Trend Lazer é uma excelente opção para os agentes de viagens; O Lazer será 25% de nosso negócio em três ou quatro anos e seremos uma das cinco maiores do País, graças a nossa expertise em venda de hotéis, também no lazer. Não seremos a CVC ou a Tam Viagens e sim uma operadora voltada ao agente e uma ação complementar a nossa venda corporativa.

PP — Por que a adesão ao Reserva Fácil, inclusive entrando como sócio da Advance e da Rextur no negócio?
LUPPA — Nossa meta é transformar o Reserva Fácil no maior portal corporativo da América Latina. O sistema tem as melhores soluções para esse mercado e o Reserva Fácil nos ajudará, e ajudará cada uma das empresas sócias, nessa meta de prestar mais e melhores serviços para o corporativo e ampliar nossa atuação regionalmente.

PP — O que você espera do painel com o presidente da Tui Travel no Fórum PANROTAS?
LUPPA — Acho que o Fórum PANROTAS tem como diferencial os debates técnicos e profissionais. Não vamos ficar comentando casas alheias e sim falar de modelos, alternativas, caminhos para quem quer apostar em fusões ou aquisições.

As inscrições para o Fórum PANROTAS 2012 já estão encerradas, mas você pode conferir a programação no www.panrotas.com.br/forum.

O Fórum PANROTAS acontece em aliança institucional com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), patrocínios do Sebrae, Gol, Itaú, American Airlines, CVC, GJP Hotéis e Resorts, Sabre, R1 Solutions, Tap Portugal, Esferatur, GTA Assistance, Iberostar Hotels e Resorts, PMWeb, Reserve, Rextur, American Express Global Travel Card e gastronomia oferecida por Blue Tree Hotels, além de Argentina e Portugal como destinos patronos, assessoria de comunicação da B4T, apoio em tecnologia da Bysense e contribuição ao projeto Event Tax do São Paulo CVB. Também haverá compensação de carbono desenvolvida pela Tour House.

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