Artur Luiz Andrade   |   02/03/2013 19:47

Aeroporto de Brasília pode ser multado em R$ 1,6 milhão

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) monitorou os transtornos ocorridos na manhã deste sábado, 2, no terminal de passageiros do Aeroporto Presidente Juscelino Kubistchek, em Brasília (DF), quando houve um apagão

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) monitorou os transtornos ocorridos na manhã deste sábado, 2, no terminal de passageiros do Aeroporto Presidente Juscelino Kubistchek, em Brasília (DF), quando houve um apagão que gerou atrasos em diversos voos. O concessionário (a empresa Inframerica, que substituiu a Infraero no final de 2012) foi autuado pela agência e poderá ser multado, nos termos do contrato, em até R$ 1,6 milhão/dia por não ter assegurado a adequada prestação do serviço, o que gerou impacto às operações aéreas e à formação de longas filas no check-in, que teve que ser realizado manualmente. Os problemas ocorreram após desabastecimento de energia no aeroporto. As causas estão sendo apuradas pela Anac.

Além da penalidade, a agência reguladora exigirá do concessionário a apresentação de um plano de contingência para evitar que a falta de energia prejudique as operações do aeroporto. A Inframerica terá sete dias para entrega do plano à Anac, sob pena de nova multa.

Tópicos relacionados