Maria Izabel Reigada   |   30/04/2013 10:58

Espanha leiloa estações de trens para uso turístico

Três estações ferroviárias da Espanha serão leiloadas. O Administrador de Infraestruturas Ferroviárias (Adif) espanhol irá leiloar estações de trens que não estão sendo utilizadas para sua transformação em “rotas verdes”.

Três estações ferroviárias da Espanha serão leiloadas. O Administrador de Infraestruturas Ferroviárias (Adif) espanhol irá leiloar estações de trens que não estão sendo utilizadas para sua transformação em “rotas verdes”. Segundo o órgão público, a iniciativa privada poderia ter interesse em transformar essas estruturas, adaptando-as para utilização com fins culturais, para realização de eventos ou para a exploração como “rotas verdes”, promovendo a observação do entorno natural. A Espanha conta com mais de dois mil quilômetros de linhas ferroviárias sem utilização, que poderiam ser transformadas, segundo o plano da Adif, em itinerários turísticos ou ciclovias.

As primeiras três estações a serem leiloadas estão em Navarra (duas) e Bilbao, ao norte do país. Os valores para lance inicial variam entre cada estação, sendo o menor deles de 65 mil euros. A Adif prevê também o leilão de outras infraestruturas, entre os 1,5 mil ativos imobiliários que administra, dentro do plano de racionalização desses ativos, com o objetivo de reduzir custos e aumentar as fontes de receita do órgão público, que responde ao Ministério de Fomento.

Tópicos relacionados