Francieli Spadari   |   05/12/2013 17:47

Argentina sobe alíquota sobre gastos e preocupa hotéis

O aumento da alíquota sobre os gastos do turista da Argentina em viagem ao Exterior incomodou o mercado de hotelaria brasileiro. Segundo a Resorts Brasil - Associação Brasileira de Resorts, foi detectada entre seus associados a preocupação com a medida anunciada no início deste mês.

O aumento da alíquota sobre os gastos do turista da Argentina em viagem ao Exterior incomodou o mercado de hotelaria brasileiro. Segundo a Resorts Brasil, foi notada entre os associados a preocupação com a medida anunciada no início deste mês pelo governo argentino. A sobretaxa, que já existia e é dedutível do Imposto de Renda, passou de 20% para 35% e pode ameaçar as operações dos resorts na alta temporada.

Segundo dados da associação, 65% dos argentinos que visitam o Brasil se concentram entre os meses de janeiro e fevereiro, outros 20% chegam no mês de julho e os 15% restantes são pulverizados ao longo do ano.

“Confirmada a redução do número de turistas argentinos a partir desse aperto da alíquota, o efeito sobre os resorts brasileiros será irreversível”, avalia o diretor da Resorts Brasil para a região Nordeste, Luigi Rotunno. “Há resorts cuja ocupação chega a 50% de argentinos no verão”, completa.

No Sul do Brasil, tradicional destino dos argentinos no verão, a preocupação também é grande segundo o representante da entidade para a região, Rafael Pires.

“Uma medida como essa às vésperas da alta temporada tem um efeito extremamente negativo sobre as operações de muitos resorts”, disse o presidente da Resorts Brasil, Daniel Guijarro (foto).

Tópicos relacionados