Alex Souza   |   16/06/2014 11:42

Kayak quer grandes operadores brasileiros no sistema

Criado nos Estados Unidos em 2004, o metabuscador Kayak, que compara preços de passagens aéreas, hotéis, entre outros fornecedores, desembarcou no Brasil há um ano apresentando, basicamente, o conteúd

Criado nos Estados Unidos em 2004, o metabuscador Kayak, que compara os preços apresentados nos sites de companhias aéreas, hotéis, locadoras, OTAs, entre outros players, desembarcou no Brasil há um ano trazendo, basicamente, o conteúdo de empresas internacionais. No final de maio, entretanto, a companhia de fato se lançou ao mercado brasileiro por, após estes 12 meses, ter passado a incluir também o inventário de parceiros nacionais.

O principal desafio, a partir de agora, está sendo trazer as grandes operadoras do Brasil que vendem on-line para o cliente final. Em visita à sede da PANROTAS há pouco, o diretor para América Latina do Kayak, Nicolas Scafuro, brasileiro baseado em Miami, revelou que a empresa está em tratativas com a CVC, que deve ter seu conteúdo disponibilizado em breve. “O que atrasa um pouco [em relação à entrada de parceiros ao sistema] é o processo de integração técnica”, explica Scafuro. “Assim como a CVC, estamos trabalhando com outras empresas tradicionais”, complementa.

Outro desafio do Kayak no País, segundo avaliação do diretor, é mudar o comportamento do consumidor, fazendo com que o Kayak seja incluído no processo de busca de viagens na internet. Scafuro pontua que, embora muitos viajantes acessem sites de diferentes fornecedores e OTAs ao mesmo tempo durante uma busca, sempre fica o receio de que pode haver uma tarifa melhor em algum lugar. “Nosso objetivo é acabar com essa dúvida. Como estamos conectados com todas as companhias aéreas, nós conseguimos ter o histórico das tarifas dos últimos dez anos e assim informar se aquela tarifa é a melhor, se ela vai cair ou não, se é melhor comprar agora ou esperar.”

Scafuro enfatiza que o Kayak não é uma agência on-line e que as OTAs, na verdade, são parceiros, pois assim como companhias aéreas, hotéis e locadoras, compartilham seu conteúdo por meio da ferramenta. “A essência do nosso produto são os conteúdos dos parceiros. Para sermos relevantes, temos de ter parcerias com os players locais”, diz. “O Kayak resolve ´problemas´ do usuário, trazendo a comparação de preços de diferentes sites e dando a confiança de que aquela é a melhor oferta, visto que fazemos uma curadoria para saber se os sites dos parceiros são confiáveis.”

Site: www.kayak.com.br.

Tópicos relacionados