Movida

Rodrigo Vieira   |   25/11/2014 14:05

Viagens será setor de menor crescimento on-line em 2015

Viagens e transportes é o setor que promete o menor crescimento do meio on-line ano que vem no Brasil. A perspectiva é de que a categoria aumente 10% em 2015 e fique atrás de outras nove em termos de crescimento, como a líder Produtos para Bebês/Crianças, com 18%, e Gêneros Alimentícios, com 17%.

PANROTAS / Emerson Souza
O diretor de Marketing do Paypal para América Latina, Renato Pelissaro
O diretor de Marketing do Paypal para América Latina, Renato Pelissaro
O setor de Viagens e Transportes é o que promete o menor crescimento do meio on-line em 2015 no Brasil. A perspectiva é de que a categoria aumente 10% no próximo ano e fique atrás de outras nove em termos de crescimento, como a líder Produtos para Bebês/Crianças, com 18%, e Gêneros Alimentícios, com 17%.

Quem aponta os dados é a empresa de pagamento virtual Paypal em pesquisa feita em parceria com a Ipsos Mori no estudo “E-commerce internacional e pagamentos móveis 2014”, lançado hoje em São Paulo.

Esse crescimento abaixo de outras categorias nas plataformas on-line pode surpreender o mercado turístico, que leva em conta a expansão do volume de OTAs nos últimos anos, mas dois principais motivos o explicam, segundo o diretor de Marketing do Paypal para América Latina, Renato Pelissaro.

“Houve um boom de investimento muito grande dos e-commerce brasileiros de turismo nos últimos anos para atrair o consumidor, principalmente com publicidade. Agora que as OTAs estão consolidadas no mercado e possuem uma ampla base de consumidores, o investimento será aplicado apenas na manutenção dessa base”, explica o executivo. “A isso é somado o fato de que outras categorias como Produtos para Bebês/Crianças, Vestuário e Saúde têm players novos no mercado, que devem, então, ter maior crescimento.”

O estudo ainda aponta que a categoria Viagem e Transporte é a penúltima no quesito “compras no exterior”, com apenas 13% dos produtos comprados fora do Brasil. Apenas a categoria Esportes e Equipamentos para Atividades ao Ar Livre ficou atrás, com 11% das compras do consumidor.

No geral, o consumidor brasileiro tem preferência pelo on-line pelos seguintes motivos, respectivamente: permite comprar a qualquer hora e em qualquer lugar; auxilia na pesquisa e escolha de itens para comprar na loja; poupa tempo e comprar no conforto doméstico.


CONFIRA O RANKING COMPLETO DA PREVISÃO DE CRESCIMENTO DAS CATEGORIAS NO MEIO ON-LINE EM 2015

18% Produtos para Bebês/Crianças

17% Gêneros Alimentícios, Comida, Bebida e Álcool

16% Lazer, Hobbies, & Atividades ao Ar Livre

14% Saúde e Beleza

13% Roupas, Calçados e Acessórios

13% Entretenimento

11% Artigos Domésticos

11% Eletrônicos de Consumo

11% Ingressos para Eventos

10% Viagem & Transporte

16% Outros

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias