Caroline Cabral   |   02/12/2014 14:52

Turismo é o segmento que mais cresce para Groupon

Esqueça as compras coletivas quando pensar em Groupon – o site foca, desde meados de 2013, em compras com bons descontos. A mudança no approach da empresa surgiu frente à preocupação com a qualidade, em detrimento da quantidade.

Esqueça as compras coletivas quando pensar em Groupon – o site foca, desde meados de 2013, em compras com bons descontos. A mudança no approach da empresa surgiu frente à preocupação com a qualidade, em detrimento da quantidade. O CEO da marca para América Latina, Michel Piestun, garantiu que o setor de viagens é a ala que mais cresce no Groupon. “Conseguimos colocar as pessoas em hotéis e cidades que elas não pensavam em ir”, explica, “o consumidor não está pensando em viajar, mas recebe uma de nossas ofertas por e-mail e vai passar um final de semana na praia”.

Na Abav de 2013, a empresa marcou presença e sentiu grande dificuldade para conversar com os expositores. Na última edição da feira, em setembro deste ano, depois da mudança no caráter das vendas, mais de 200 reuniões foram agendadas para o Groupon, rendendo bons contratos. Piestun acredita que o perfil do cliente também mudou. Antes, o desconto sobre o produto era o mais importante para fechar uma venda. Agora, a reputação do hotel, por exemplo, fala mais alto. O CEO garante que o grande diferencial do Groupon está no relacionamento com o trade. “Criamos pacotes exclusivos, quem dita o produto é o trade, não o consumidor”, disse. Afinal, as ofertas são congeladas para dias específicos, previamente acordados com o fornecedor. Outro bom chamariz do site é o fato do preço ofertado ser o valor final, sem taxas escondidas, como é comum na prática do mercado.

Atualmente, a empresa trabalha com poucas operadoras e mais de 100 hotéis nacionais e internacionais. A ideia é aumentar sempre o leque de hospedagens, principalmente no Brasil, mas manter low profile no de operadoras, que fornecem os pacotes. “O consumidor tem milhares de opções on-line, mas nenhuma outra empresa faz o que o Groupon faz com o trade”, ressalta Piestun. A newsletter do site alcança 25 milhões de assinantes, tráfego que é aproveitado pelo segmento de viagens. No âmbito global, as ofertas de turismo representam 15% do total do site, cujo maior segmento é o de serviços locais.

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