Karina Cedeño   |   26/01/2015 13:24

Porto Alegre e Serra Gaúcha criam nova entidade

Na última quinta-feira (dia 22), as secretarias municipais de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado e Nova Petrópolis criaram a Associação Gaúcha de Secretários e Dirigentes de Turismo (AGTUR).

Na semana passada, as secretarias municipais de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado e Nova Petrópolis criaram a Associação Gaúcha de Secretários e Dirigentes de Turismo (AGtur). O objetivo da entidade, segundo a presidente interina e secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, é fortalecer a representatividade e ampliar a promoção do turismo nos municípios gaúchos.

A aproximação teve início em 2009, com a formatação do primeiro roteiro integrado do Rio Grande do Sul com a marca “Caminhos Temperados – Charme e Cultura do Sul”, apresentando aos mercados do Brasil e do Exterior um destino regional, diferenciado e caracterizado pela diversidade e o requinte das tradições gaúchas, com ênfase no turismo cultural, rural e de aventura. Em uma segunda etapa promocional, a marca de identificação do destino passou a ser Porto Alegre e Serra Gaúcha. A estratégia é oferecer aos visitantes opções diversificadas e complementares, aumentando a atratividade e a competitividade turística da região.

A criação da entidade, para o secretário de Turismo da capital gaúcha, Luiz Fernando Moraes, representa a continuação do trabalho dentro do processo de regionalização do turismo. “A associação é a evolução do trabalho conjunto desses municípios nos últimos anos”, diz.

Além de Moraes e Rosa Helena, participaram do encontro: secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante; secretário de Turismo de Canela, Leandro Oliveira; secretária de Turismo de Caxias do Sul, Adriana de Lucena Francisco; secretário de Turismo de Nova Petrópolis, Daniel Camargo e a representante da Secretaria de Turismo de Garibaldi, Patrícia Meneguzzi. Na reunião, também foram alinhadas participações em feiras e eventos do setor e materiais promocionais conjuntos.

Os secretários dos demais municípios membros da associação compõem a chapa na vice-presidência.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias