Karina Cedeño   |   12/05/2015 14:33

Viagens de luxo crescem 10% no Brasil, diz pesquisa

Em parceria com o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) divulgou o Anuário Turismo de Luxo 2012/2013, pesquisa realizada com os empreendimentos associados (hotéis e operadoras de viagem Inbond), revelando dados do setor.

Em parceria com o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) divulgou o Anuário Turismo de Luxo 2012/2013, pesquisa realizada com os empreendimentos associados (hotéis e operadoras de viagem Inbond), revelando dados do setor.

De acordo com o relatório, o setor de viagens de luxo no Brasil registrou crescimento de 10% no faturamento de hotéis e 5% das operadoras, entre 2012 e 2013. A tendência deve se repetir para 2014 e os dados serão lançados no segundo semestre deste ano.

Há ainda informações sobre os hóspedes deste mercado: 50% são do Brasil, e o principal mercado internacional é a América do Norte (22%), seguido de Europa (14%), América Latina (6%) e Ásia (3%).

AGÊNCIAS ON-LINE E SUSTENTABILIDADE
A professora do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, Lygia Amadi da Silva Pinto, reparou que no anuário 2012/2013 há um indicador que começa a despontar no aspecto de origem da reserva: o uso das agências de viagem on-line, a exemplo da Booking e da Tripadvisor, utilizadas como canal de venda.

Já o professor Ubiratam Costa Pereira, também pesquisador do Senac, notou outro aspecto relevante, que são as práticas de sustentabilidade adotadas pelos empreendimentos associados, destacando a contratação e capacitação da mão de obra local, a valorização da cultura e do produtor da região, a destinação correta dos resíduos sólidos e a preocupação com o consumo consciente de água e de energia.

Para conhecer o anuário acesse o site: http://blta.com.br/

DIVULGAÇÃO EM ROADSHOWS
Visando atrair mais estrangeiros para este setor no Brasil e promover o turismo de luxo, a BLTA, em parceria com a Embratur, promoverá em junho um roadshow em São Francisco, Los Angeles e Nova York para divulgar os produtos exclusivos do Brasil.

“Temos condições de proporcionar experiências incríveis, que unem as riquezas naturais e culturais do Brasil com hospedagem de alta qualidade. Nossa característica é deixar que os turistas vivenciem produtos exclusivos, elegantes, sustentáveis com simplicidade e muito conforto”, explica a diretora executiva da BLTA, Simone Scorsato. No segundo semestre, o roadshow seguirá para países da Europa.

Tópicos relacionados