Artur Luiz Andrade   |   22/07/2015 16:50

Conheça a equipe de Turismo do Sebrae Nacional

O Núcleo de Turismo e Alimentação Fora do Lar do Sebrae Nacional, que funciona dentro da Unidade de Serviços, tem uma equipe dedicada a projetos e convênios dessa indústria. A gerente adjunta de Serviços, Ana Clévia Guerreiro, conta que existem atualmente 61 projetos de Turismo no Sebrae

BRASÍLIA - O Núcleo de Turismo e Alimentação Fora do Lar do Sebrae Nacional, que funciona dentro da Unidade de Serviços, tem uma equipe dedicada a projetos e convênios dessa indústria. A gerente adjunta de Serviços, Ana Clévia Guerreiro, conta que existem atualmente 61 projetos de Turismo no Sebrae, além de convênios, como com a Abeoc, MTur, Abottc, CNTur e Abrasel.

As maiores demandas vêm do segmento de ecoturismo e aventura, onde o Brasil ainda não está tão bem organizado e desenvolvido como, por exemplo, em sol e praia ou viagens corporativas.

“O turismo está dentro de serviços pois tem correlação com diversos setores”, diz o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, José Claudio dos Santos. Segundo ele, de 2015 a 2018 o turismo tem um orçamento de cerca de R$ 100 milhões no Sebrae, para atender os 61 projetos, envolvendo 20 Estados. Nesse período, o setor de Turismo do Sebrae fará cerca de 125 mil atendimentos, que são feitos pelos Sebraes de cada Estado.

Segundo José Cláudio, o atendimento do Sebrae aos micro e pequenos empresários é fundamental para ajudá-los na implantação e nos primeiros passos de seus negócios. Em 2002, de acordo com ele, a média de pequenas empresas que sobreviviam aos dois primeiros anos era de 48%. Hoje esse índice já está em 75%.

A estimativa do Sebrae, para todos os segmentos, é chegar a 2022 com 15 milhões de micro e pequenos negócios formalizados no Brasil: 5,4 milhões de micro e pequenas empresas (hoje em 2,6 milhões), e 9,6 milhões de micro empreendedores individuais (hoje em cinco milhões).

De acordo com José Claudio dos Santos, esses micro empreendedores e micro e pequenas empresas respondem por cerca de 60% dos empregos do País, 40% da massa salarial e 27% do PIB nacional. E onde está o maior volume de novas ocupações.

Mesmo com as dificuldades atuais da economia, o Sebrae acredita no crescimento dessa formalização e coloca à disposição dos empresários soluções, ferramentas e cases de sucesso que podem ajudar nos primeiros passos e novas etapas de cada empresa. “Temos duas mil pessoas do Sebrae nas ruas buscando esses pequenos empreendedores, com foco na inovação. Inovar no negócio é a solução”, conclui o diretor do Sebrae.

EQUIPE DE TURISMO SEBRAE NACIONAL
Gerente Unidade de Atendimento Setorial Serviços – André Spínola

Gerente adjunta – Ana Clévia Guerreiro

Analistas: Geraldo Henrique da Costa – analista de Turismo; Germana Barros – analista de Alimentação Fora do Lar; Graziele Vilela – analista de Turismo; Karen Sitta – analista de Alimentação Fora do Lar; Philippe Fauguet Figueiredo – analista de Turismo; e Rosimar Martins – estagiário.

Contatos: (61) 3348-7357 ou 7764.

Veja mais fotos no álbum abaixo.

Tópicos relacionados