Movida

Danilo Teixeira Alves   |   05/11/2015 08:17

Mato Grosso terá Observatório do Turismo

Mato Grosso é o mais novo Estado brasileiro a ganhar um Observatório do Turismo, ferramenta de observação da realidade turística que servirá para monitorar a evolução de dados e informações que subsidiem o planejamento de políticas públicas para o setor.

Mato Grosso é o mais novo Estado brasileiro a ganhar um Observatório do Turismo, ferramenta de observação da realidade turística que servirá para monitorar a evolução de dados e informações que subsidiem o planejamento de políticas públicas para o setor. O portal será desenvolvido por uma equipe de professores da Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso e financiado com recursos da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

A ferramenta dará um fim a um dos grandes entraves para o planejamento e gestão do turismo: a carência de dados e estudos sobre a realidade e evolução do segmento. Atualmente são poucas as informações sistematizadas e confiáveis sobre a oferta e demanda e os estudos existentes se encontram dispersos, sendo que muitas vezes nem chegam ao conhecimento do público interessado.
No primeiro ano os pesquisadores irão a campo levantar os dados e as demandas do setor. E, a partir dessas demandas, a Sudeco poderá traçar diretrizes de aplicação de recursos financeiros do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) voltadas ao segmento do turismo.

“Trabalharemos arduamente junto aos empresários para que eles possam facilitar o trabalho dos pesquisadores e para que essa parceria possa se efetivar da melhor maneira possível”, afirma o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Nigro, Nigro.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias