Diego Verticchio   |   12/11/2015 12:53

Niterói (RJ) ganha inventário da oferta turística

A previsão é que o estudo fique pronto em seis meses, mas a partir de janeiro já será possível conhecer algumas diretrizes do IOT e promover ações em cima da demanda apontada pelo estudo

Vizinha ao Rio de Janeiro, a cidade de Niterói terá seu próprio inventário da oferta turística (IOT) feito em parceria com a Faculdade de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). A previsão é que o estudo fique pronto em seis meses, mas a partir de janeiro já será possível conhecer algumas diretrizes do IOT e promover ações em cima da demanda apontada pelo estudo. O IOT em parceria com a UFF é uma das primeiras ações assinadas pelo novo presidente da Neltur, empresa pública responsável pela promoção da cidade, José Haddad, que tomou posse no último dia 13 de outubro.

“Esta é a primeira vez que Niterói terá um Inventário da Oferta Turística e com base nela poderemos nortear as nossas ações, sejam elas públicas ou privadas, de forma mais assertiva. Vamos identificar as ações e os meios de realizá-las”, explicou Haddad (foto), que recebeu a reportagem do Portal PANROTAS na sede da Neltur.

Ainda que o resultado final saia em junho, a partir de janeiro Haddad e sua equipe já terão uma ideia do que o IOT apontará e promete promover ações ainda no início do ano visando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. “A medida que for ficando pronto já vamos trabalhando em cima”, afirmou.

Rio 2016
Ainda que não receba nenhuma modalidade durante os Jogos Olímpicos, a cidade de Niterói quer se beneficiar do evento recebendo turistas e até comitês olímpicos. Em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, a Neltur prepara uma folheteria promocional valorizando o potencial esportivo e hoteleiro da cidade. Niterói é reduto na vela do Brasil (cidade natal de Torben Grael, Lars Greal e Marcelo Ferreira, três dos maiores medalhistas olímpicos do País) e possui, atualmente, 1.800 quartos de hotel. Até 2016 mais um hotel, entre os cinco novos já assinados, estará pronto.

“A ideia é ter 100% dos quartos de hotéis ocupados. E é possível, para isso estamos buscando parcerias com os comitês olímpicos. Esperamos poder receber delegações e comitês em nossas cidades, além de turistas que irão participar dos Jogos Olímpicos”.

Tópicos relacionados