Diego Verticchio   |   14/01/2016 13:22

Ibama fecha Zoológico do Rio e multa Rio Zoo

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis fechou por tempo indeterminado o Zoológico do Rio de Janeiro. Segundo a entidade, o Zoo não tem condições de receber o público

Um dos atrativos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro foi fechado pelo Ibama. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis fechou por tempo indeterminado o Zoológico do Rio de Janeiro. Segundo a entidade, o Zoo não tem condições de receber o público.

O Ibama ainda estabeleceu multa diária de mil reais a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela Fundação Rio Zoo, até melhora do local.

“Na situação em que se encontra, o Zoológico do Rio não cumpre nem mais seu papel de educação ambiental. Deste jeito, a visitação ao parque não é mais uma experiência positiva para as crianças nem para população em geral”, afirmou o chefe do Núcleo de Fiscalização do Ibama no Rio, Vinícius de Oliveira.

O embargo, no entanto, não significa o fechamento permanente do Zoológico. Segundo o Ibama, a Fundação Rio Zoo deverá continuar realizando a gestão até as irregularidades serem sanadas, o que inclui manter animais com alimentação adequada, em recintos limpos e enriquecidos.

É a segunda vez em três meses que o Ibama aplica sanções contra a Secretaria municipal de Meio Ambiente (Smac) por causa do Zoológico. Em outubro do ano passado, a Smac foi autuada em R$ 1 milhão por não cumprir uma notificação para iniciar as obras de reforma no Zoológico do Rio até agosto do mesmo ano. Uma outra notificação foi emitida, em novembro de 2015, com novo prazo para a realização das obras de adequação ambiental, expirado no fim de 2015.

Gestão Público Privada
Em julho do ano passado, a prefeitura escolheu, entre três concorrentes, a Cataratas do Iguaçu S.A. para fazer um estudo de viabilidade econômica do RioZoo, que poderá ser gerido por meio de uma parceria público-privada (PPP) ou mesmo entregue a uma companhia, em regime de concessão. Responsável pela administração do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, no Paraná, a empresa também cuidará do AquaRio, que será inaugurado este ano na Zona Portuária.

A própria Cataratas do Iguaçu S.A. poderá concorrer na licitação. Quem vencer o certame vai administrar o zoológico por 35 anos, com direito a obter lucros da exploração do espaço de lazer. Anualmente, cerca de 1,2 mil pessoas visitam o zoológico. A meta é dobrar essa quantidade nos 35 anos de contrato com a empresa vencedora do edital. A prefeitura acredita que entrega o parque para a iniciativa privada até janeiro de 2016.

Tópicos relacionados