Artur Luiz Andrade   |   02/02/2016 12:07

Americanos cancelariam viagem por causa do zika vírus

Segundo o site Travel Weekly, uma pesquisa da On Call International revelou que 64% dos americanos cancelariam seus planos de viagens para países afetados pelo zika vírus.

Segundo o site Travel Weekly, uma pesquisa da On Call International revelou que 64% dos americanos cancelariam seus planos de viagens para países afetados pelo zika vírus. Foram entrevistados 1.934 americanos acima dos 18 anos: 37,8% cancelariam os planos de viagens e 26,3% fariam o mesmo, desde que recomendado por seu médico. Por outro lado, 21% não cancelariam a viagem e 15% não apenas manteriam os planos como acreditam que viajar para países afetados pelo zika é algo seguro a se fazer. As mulheres são as mais propensas a cancelar as viagens.

OMT
A Organização Mundial do Turismo (OMT) comentou o comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ontem declarou emergência internacional devido ao alastramento dos casos de pessoas infectadas pelo zika vírus. A OMT reforça que não deve haver quaisquer restrições de viagem entre países por causa do vírus.

Confira as recomendações da OMT por causa da epidemia de zika vírus:

- Não devem existir restrições de viagens ou comércio entre países, áreas ou territórios com transmissão de zika vírus.

- Viajantes para áreas de transmissão do zika vírus devem ser municiados com avisos atualizados sobre potenciais riscos e medidas apropriadas para reduzir a possibilidade de exposição à picada do mosquito.

- Recomendações da OMS em relação à desinfecção de aeronaves e aeroportos devem ser implementadas.

A OMT promete acompanhar e monitorar a situação de perto, ao lado das autoridades regionais de Turismo. Segundo a organização, ainda é cedo para fazer prognósticos sobre o impacto do zika vírus no Turismo.

O zika vírus já está presente em cerca de 20 países, especialmente nas Américas.

Tópicos relacionados