Hugo Okada   |   09/03/2016 11:49

Bancos do País vendem dólares em caixas eletrônicos

Algumas instituições financeiras do Brasil já autorizam a venda de dólares por meio de caixas eletrônicos, com a mesma rapidez e eficiência de um saque. Clientes que usarem a opção, são debitados em suas contas-correntes e levam na hora o valor correspondente na moeda norte-americana.

O Banco do Brasil e o Santander já autorizam a venda de dólares por meio de caixas eletrônicos com a mesma rapidez de um saque. Clientes que usarem a opção são debitados em suas contas-correntes e levam na hora o valor correspondente na moeda norte-americana.

O serviço foi autorizado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2012, com o objetivo de atender a demanda gerada pela Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014. Mesmo com o fim do evento, o Banco do Brasil e o Santander continuaram a oferecer a facilidade, exclusiva para correntistas.

Atualmente, o Santander confirmou a existência de 121 equipamentos, distribuídos em agências, postos de atendimento e aeroportos. O banco destacou ainda, que o cliente que opta pela operação no caixa eletrônico, tem isenção da tarifa cobrada no caixa, além de taxas de câmbio mais competitivas. No caso do Banco do Brasil, que implementou um projeto piloto em fevereiro de 2015, são 16 terminais com a função de compra de dólares.

De acordo com o gerente executivo da Diretoria de Soluções de Atacado do Banco do Brasil, Paulo Guimarães, os terminais mais recentes são os dos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos (SP), e Juscelino Kubitschek, em Brasília, implantados em fevereiro. O Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, conta com uma máquina desde o mês de dezembro.

“É preciso adequar as notas de real, que têm tamanhos diferentes”, explicou Guimarães, destacando ainda que, nas agências com terminais, 25% das operações dessa natureza são feitas por meio das mesmas. “Nós vamos expandir naquelas praças que mais tiverem volume e movimentação de câmbio”, informou o gerente. O Banco do Brasil estuda ainda a ampliação do sistema para a troca de outras moedas estrangeiras.

O limite para saque autorizado pelo Banco Central é de US$ 3 mil por dia.

Tópicos relacionados