Fernanda Cordeiro   |   20/06/2016 09:10

CEO: sete qualidades necessárias para se tornar um

Apenas conhecimento da empresa ou do mercado pode não ser o suficiente para assumir o cargo

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A velocidade em que as coisas acontecem hoje no mercado dos negócios pode ser assustadora para muitos. Atualmente há quem diga que é possível chegar no topo da carreira com 20 e poucos anos. No entanto, o maior desafio enfrentado por muitos é como se manter no posto de liderança de uma empresa.

Para quem é ou deseja ser um CEO é preciso uma série de qualidades, posturas e ações para chegar no cargo e conseguir se manter lá oferecendo resultados cada vez melhores resultados aos acionistas e funcionários. Veja sete características para se tornar o todo poderoso.

EXPERIÊNCIAS DIVERSAS
Ter um currículo eclético e possuir experiência em vários setores da empresa é um diferencial interessante aos candidatos à vaga de CEO. A diversidade de conhecimentos faz com que o líder possa ter uma visão da companhia como um todo, e não só partes que ele tem mais interesse ou prática.

VISIONÁRIO E PRAGMÁTICO
Uma das maiores qualidades de um bom CEO é conseguir ver oportunidades de longe. Ele deve enxergar as possibilidades para o futuro que geralmente são invisíveis para a maioria das pessoas. Entretanto, é preciso saber sonhar sem tirar os pés do chão, isto é: saber combinar os ideais com raciocínio prático e resultados.

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INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Há quem diga que a vida de um CEO não é fácil. Agora imagine isso em tempos de crise ou recessão. A pressão vem de todos os lados: acionistas, donos da empresa e do próprio mercado. Para conviver com toda essa cobrança, é preciso muita resiliência e saber trabalhar com a cobrança ao lado, sem se deixar abater por possíveis resultados ruins ou críticas.

HORA DA DECISÃO
Já foi dito por muitos que exercer o poder nas empresas é uma tarefa um tanto quanto solitária. Já que em algumas situações, o CEO precisa ser capaz de fazer escolhas extremamente difíceis em pouco tempo e sem poder consultar outras pessoas.

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HUMILDADE
Apesar de parecer clássico, alguns especialistas do mundo corporativo garantem que os CEOs de perfil mais modesto são os preferidos por muitas companhias. A arrogância, ou autoconfiança em excesso, está ficando fora de moda no mundo empresarial.

CONSISTÊNCIA
Falar algo e ter uma atitude totalmente diferente. A incapacidade de cumprir com a própria palavra é o pior pecado dos que desejam chegar a um cargo de liderança. Fazer o que diz e o que ficou acordado é a melhor forma de evitar o desgaste com os outros funcionários.

REPERTÓRIO TÉCNICO
Conhecimentos sólidos sobre o setor em que atua é o mínimo esperado por qualquer CEO. Conhecimentos técnicos sobre finanças, leitura de balanços e demonstrativos, falar outros idiomas e até saber um pouco sobre sociologia e comportamento humano também contam pontos. Além de saber se comunicar bem em público, já que, em eventos, a imagem do CEO acaba sendo a que representa a empresa.


*Fonte: Exame

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