Fernanda Cordeiro   |   06/06/2016 17:40

Cinco táticas empreendedoras para superar a crise

Ações simples e rápidas podem ajudar sua empresa

Shutterstock
Os dias não têm sido os melhores para os empreendedores brasileiros. O atual cenário de desconfiança da economia nacional acaba afetando diretamente o desempenho destes profissionais.

Entretanto, é em momentos difíceis que as algumas das maiores empresas do mundo, mais crescem. Isso porquê inovam, criam novas formas de empreender. Para driblar esse cenário é preciso ser criativo e pensar em soluções e inovações para a sua empresa e o seu nicho de mercado. Veja cinco dicas que podem te ajudar!

  • Fidelize os novos clientes e mantenha a base forte
Em momentos de recessão, como o que o país passa, os clientes tendem a comprar ou consumir nada além do que já estava planejado no orçamento. Pensar em ações para atrair novos clientes e manter os antigos mais próximos é o recomendado para momentos como esse.

  • Controle os custos
O ideal é evitar pedir empréstimos ou qualquer outro tipo de dinheiro que não venha do seu caixa, já que no momento os juros bancários estão altos. Além de que é comum que em períodos de crise empresas de pequeno porte podem ficar inadimplentes. O recomendado é adequar os custos e aumentar o controle do fluxo de caixa da empresa.

Shutterstock

  • Inove ou aumente a gama de serviços oferecidos
A melhor maneira de se destacar diante de outras empresas em momento de crise é inovando. Crie ou melhores os serviços e produtos que você oferece. Ações desse tipo podem tanto resgatar quanto trazer novos clientes.

  • Crie ofertas para um grupo de clientes
Infelizmente em tempos de crise a inadimplência não ocorre apenas do lado daqueles que oferecem o serviço. Muitos dos clientes por conta dos tempos difíceis podem acabar se enrolando e ficar devendo para a sua empresa. Para manter os clientes ainda mais perto é possível criar descontos para aqueles que pagam em dia ou antes do dia marcado.

  • Agregue valor ao seu cliente
Todo empreendedor sabe que o cliente é peça fundamental para qualquer negócio dar certo. Em períodos de recessão é preciso se aproximar ainda mais daqueles que compram o seu serviço.


*Fonte: Startse/Infomoney

Tópicos relacionados