Fernanda Cordeiro   |   06/06/2016 15:37

Descubra como fazer um vídeo corporativo de sucesso

Em 11 passos saiba como fazer um vídeo para bombar na internet

Shutterstock
Hoje em dia as empresas precisam fazer de tudo para se destacar no mercado, já que a cada dia novas companhias são abertas e a concorrência não está fácil para ninguém. Uma forma de atrair um novo público ou conseguir mais a atenção dos clientes pode ser por meio dos vídeos.

Recentemente o próprio Facebook liberou a ferramenta em que algumas páginas e pessoas podem fazer uma espécie de livestreaming com os seus seguidores ou amigos das redes sociais. Além disso, algumas outras companhias têm investido em criar vídeos e alguns acabam se tornando virais e atraindo centenas ou até mesmo milhares de pessoas para a página.

Veja algumas dicas para produzir um bom vídeo corporativo que faça sucesso na web.

O enquadramento tem como objetivo mostrar a melhor aparência possível. O corpo do apresentador deve esta centralizado e preencher o quadro da câmera seguindo a medida do peito para cima e deixando um pequeno espaço na tela entre a cabeça e o teto.

Se a câmera que você está usando tem autofoco, desative-o. Um movimento ligeiro do corpo pode mudar o foco, tornando a imagem ruim. Utilize a técnica televisiva: aumente o zoom para os olhos da pessoa e ajuste manualmente até que a imagem fique clara. Em seguida, diminua o zoom para enquadrar corretamente a imagem. Isto resultará em um foco estável e claro ao longo da gravação.

O ideal é alinhar uma borda vertical com alguma coisa que esteja no fundo, como a borda de uma porta ou um canto de uma sala. Por quê? Como há muitos objetos que ficam na horizontal, geralmente, estes não estão alinhados perfeitamente, enquanto as características do vídeo de construção verticais estão. Se os horizontes não estão nivelados, o público pode ser facilmente distraído pelas imagens de fundo.

Uma imagem boa não vale de nada se o som é de má qualidade. Em vez de utilizar microfones de computadores, considere investir em microfones de lapela. Outro ponto importantíssimo é a verificação de ruídos no ambiente. Encontre uma área tranquila para filmar, onde sons de fundo não irão interferir.

Roupas muito estampadas podem estragar a imagem. É melhor para os apresentadores usarem cores sólidas durante a filmagem.

Uma das razões pela qual você está utilizando o vídeo é para se comunicar e estabelecer uma conexão com o expectador. Se não fixar seu olhar na câmera, e ficar lendo scripts muitas vezes, movendo sua cabeça abaixo do foco principal, essa conexão não acontecerá.

Você já deu este comando para crianças, correto? Isto porque todos sabemos que a postura reflete um sinal não-verbal de segurança e seriedade. Se sua postura está ruim, a imagem é de desânimo e cansaço, o que pode interferir a mensagem a qual você está passando.

Uma ótima maneira de reduzir a ansiedade é colocar uma foto de uma pessoa querida ao lado da câmera para lembrar-se de alguém que o motive e passe segurança.

Não há nada mais perturbador do que um apresentador mostrar que está transpirando. Uma maneira de mostrar uma aparência elegante é utilizando um pouco de pó-translúcido. Ele é um elemento simples de aplicar e auxiliará a apagar qualquer suor no rosto ou testa do apresentador.

É impossível alcançar uma boa qualidade de imagem se a iluminação não for boa. Busque chegar a um nível equilibrado de luz entre o ambiente e a câmera. Colocar o apresentador na frente de uma parede pintada com tinta plana é a melhor opção para ter qualidade de imagem. Luzes fluorescentes de vibração também devem ser evitadas.

Prepare adequadamente cada detalhe do seu vídeo. Construa suas ações e pratique-as para que elas se tornem excelentes. Quanto mais praticar, mais serão suas chances de entregar um produto altamente qualificado.


*Fonte: Kaltura

Tópicos relacionados