Fernanda Cordeiro   |   27/06/2016 11:08

Descubra nove maneiras de valorizar seus funcionários

É preciso mostrar aos colaboradores que o trabalho deles é essencial para a empresa


Shutterstock
Com a correria do dia a dia, acaba sendo difícil conseguir dar a atenção necessária a todos os funcionários da empresa. No entanto, além de atenção, o colaboradores precisam sentir que o trabalho deles realmente faz a diferença. Confira algumas dicas para melhorar essa relação entre os profissionais.

1 - Dê confiança
A melhor forma de manifestar confiança trabalho do seu colaborador é mostrar que confia no trabalho que ele faz. Apoiar os funcionários em tempos difíceis e salientar o quanto você preza pelo trabalho deles na empresa é importante.

2 - Acredite na equipe
Uma das melhores maneiras de fazer com que sua equipe alcance bons resultados é acreditar no trabalho desempenhado. O contato próximo com os colaboradores irá ajudar também a desenvolver ainda mais as habilidades dos funcionários e, consequentemente, melhorar os resultados.

Shutterstock
3 - Perdoe os erros
Errar é humano e todo mundo já cometeu algum deslize na vida. Mas é preciso também pensar que se você punir severamente, os colaboradores vão começar a agir de um modo mais conservador, o que pode afetar na produtividade.

4 - Sem ego
Apesar da posição de chefia, é preciso pensar que qualquer atitude dos líderes pode causar um impacto ruim nos colaboradores e clientes. Ouvir a opinião da equipe e celebrar suas conquistas ajuda na hora de melhorar a gerência.

5 - Dê ouvidos
Ouvir os funcionários é, sem dúvida, uma das melhores ações que um líder pode ter. Afinal, eles passam o dia no local de trabalho e muitas vezes estão em contato direto com o cliente. Por isso, podem dar sugestões e soluções mais assertivas sobre como melhorar a rotina da empresa.

Shutterstock
6 - Observe
Siga esses três passos: olhe com atenção o que acontece no ambiente de trabalho, observar as ações e a maneira como os funcionários agem durante o dia. Além disso, isso ajuda o líder a entender como eles lidam em "n" situações e auxiliar os funcionários a evoluírem ainda mais.

7 - Crescimento
É normal as pessoas mudarem e seus objetivos de vida também. É comum empresas perderem funcionários de grande talento pelo fato de não terem dado oportunidade para o profissional. Dar espaço e chance para evoluírem é fundamental para chegar em r novos resultados.

Shutterstock
8 - Valorize esforços
Muitas vezes o esforço vale mais que o talento. De que adianta aquele funcionário ser brilhante se ele não se empenha o suficiente para conseguir bons resultados para a empresa?

9 - Tempo
Proporcionar tempo para os funcionários aprenderem e desenvolverem a melhor forma para trabalhar é essencial. Como em alguns casos o resultado não será imediato, é preciso que o líder saiba esperar e tenha paciência. Cobrar os funcionários não é a melhor solução.


*Fonte: Forbes

Tópicos relacionados