Diego Verticchio   |   05/08/2016 09:47

É HOJE! Às 20h começam os Jogos Olímpicos Rio 2016

É hoje! Depois de quase sete anos de espera desde o anúncio, bilhões em investimentos (60% da iniciativa privada, segundo o prefeito Eduardo Paes) e muitas mudanças na cidade, o Rio de Janeiro está pronto para receber a edição dos Jogos Olímpi


Renato Sette Camara


É hoje! Depois de quase sete anos de espera desde o anúncio, bilhões de reais em investimentos (60% da iniciativa privada, segundo o prefeito Eduardo Paes) e muitas mudanças na cidade, o Rio de Janeiro está pronto para receber os Jogos Olímpicos, a primeira numa cidade da América do Sul. Quando o relógio marcar 20h (horário de Brasília) o Maracanã, palco da final da Copa do Mundo, receberá a cerimônia de abertura. Os detalhes ainda estão sendo guardados em segredo, mas tudo aponta para que Pelé tenha a honra de acender a pira olímpica.

O processo até chegar ao dia de hoje não foi fácil. O carioca sofreu com trânsito, viu ruas mudarem de mão, viadutos serem substituídos por túneis; novas vias serem criadas e um Veículo Leve sobre Trilho (VLT) passou a fazer parte da paisagem do Centro da cidade. As mudanças foram muitas.

“Quando estávamos em busca dos Jogos Olímpicos perguntamos quais jogos queríamos para a cidade. Aquele que se beneficia da cidade ou aquele que a cidade se beneficia? Optamos pelo segundo, seguimos o modelo adotado em Barcelona (1992) e fizemos uma mudança na cidade. Os jogos têm a capacidade de transformar, de melhorar a autoestima do povo e estamos conseguindo fazer isso no Rio de Janeiro”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

A Olimpíada está trazendo para a cidade milhares de turistas. Segundo o governo federal, serão mais de 500 mil visitantes apenas para o período do jogos. Somados a este número estão cinco mil jornalistas credenciados além de delegações de mais de 200 países.

Para atender este “batalhão” o setor hoteleiro se preparou e viu sua oferta crescer de 29 mil quartos para 60 mil unidades. A Barra da Tijuca se tornou o segundo maior polo hoteleiro da cidade e celebrou a chegada de importantes marcas, como Hyatt e Hilton, por exemplo.

ONDE ASSISTIR

Marluce Balbino
Ainda restam alguns ingressos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Os bilhetes estão sendo vendidos pelo site da Rio 2016, mas quem optar pode assistir às modalidades esportivas das casas temáticas. Ao todo são mais de 50 entre países e patrocinadores.

A maioria das casas tem entrada gratuita, mas têm aquelas fechadas para o público (aberta para convidados) ou pagas, como a Casa da Heineken/Holanda. Para conferir os endereços e informações das casas, clique aqui.

Fique atento, pois há casas que abrem em períodos específicos, como a da Austrália, que vai ter foco no Turismo e no intercâmbio. Já a Casa Brasil ficará aberta diariamente até o final dos Jogos Paralímpicos.

O QUE FAZER
Principal destino turístico do Brasil, o Rio ganhou muito mais do que quartos de hotéis com os Jogos Olímpicos. A reboque do maior evento esportivo do planeta vieram muitos investimentos, alguns ligados ao Turismo. O Centro de Visitantes das Paineiras recebeu aporte de R$ 30 milhões e foi reaberto duas semanas antes do início dos Jogos. O local agora funciona como ponto de parada para quem sobe ao Cristo Redentor de van.
Marluce Balbino

Falando no Cristo, a atração se preparou para este período, no qual o fluxo de visitantes aumenta e passou a vender os bilhetes exclusivamente pela internet, com horário marcado. No site www.corcovado.com.br é possível ter mais informações e comprar os ingressos.

O Centro é a área que mais tem se beneficiado dos Jogos Olímpicos. A prefeitura construiu uma “nova” Praça Mauá, que agora está ligada à Praça XV pelo Boulevard Olímpico, um caminho todo feito pela orla, ideal para caminhar ou pedalar. Antes dos jogos este acesso era pouco usado e restrito à Marinha.

Tópicos relacionados