Diego Verticchio   |   23/08/2016 12:07

Rio recebe 1,1 milhão de turistas durante Olímpiada

Sede dos Jogos Rio 2016, a cidade do Rio de Janeiro recebeu no período olímpico cerca de 1,17 milhão de visitantes, dos quais 410 mil turistas vieram de outros países. Deste total, 17% eram norte-americanos; 12% vieram da Argentina; enquanto que 7% eram alemães. A


Marluce Balbino
Ministro Eliseu Padilha e Eduardo Paes


Sede dos Jogos Rio 2016, a cidade do Rio de Janeiro recebeu no período olímpico cerca de 1,17 milhão de visitantes, dos quais 410 mil turistas vieram de outros países. Deste total, 17% eram norte-americanos; 12% vieram da Argentina; enquanto que 7% eram alemães. A hotelaria da cidade, que viu dobrar o número de quartos, registrou neste período 94% de ocupação.

Entre os 760 mil turistas nacionais que estiveram na cidade, 43% vieram do Estado de São Paulo; 9% do Rio Grande do Sul e 7% de Minas Gerais.
Os números foram apresentados pelo prefeito Eduardo Paes, ao fazer o balanço dos Jogos Olímpicos ao lado do ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do secretário Estadual de Transporte, Rodrigo Vieira.

“Todos os números são fantásticos, não só aqueles relacionados ao Turismo. Nem no meu melhor sonho sonhei em fazer uma Olímpiada neste nível. Se pudesse faria tudo de novo”, afirmou Eduardo Paes.

Durante este período, a Prefeitura do Rio promoveu uma pesquisa em parceria com a Cesgranrio. Foram ouvidos 1,3 mil turistas estrangeiros. Entre os pontos mais positivos, 30% apontaram os mais de 50 pontos de informações turísticas espalhados pela cidade; já 24% destacaram os transportes públicos. Entre as atrações mais visitadas, 40% escolheram os três boulevares olímpicos; 30% Corcovado e 20% as praias.

“É muito bom ver que esses três boulevares olímpicos, que são um legado para a cidade, foram mais visitados do que as praias e o Corcovado. Estamos dando mais opções de entretenimento para os cariocas e turistas”, concluiu Paes.

ESTADOS UNIDOS
País com maior número de medalhas, os Estados Unidos foram também responsáveis pelo primeiro lugar em número de visitantes estrangeiros para o evento. Dos 410 mil turistas, 17% (cerca de 69 mil) vieram da terra do Michael Phelps.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, afirmou que 82% dos norte-americanos disseram que o fim do visto fez a diferença na hora de optar em viajar ou não para a cidade. “Boa parte talvez só tenha vindo realmente por conta do fim dos vistos. Este é mais um dado que vamos anexar ao estudo entregue ao ministro José Serra”, garantiu Lummertz.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias