Renê Castro   |   29/09/2016 09:00

40 anos de diários: relembre principais fatos da Abav Expo

Onde você estava no 11 de setembro de 2001? Muitos dos que estão hoje na Feira da Abav estavam se preparando para a edição do evento que iria ocorrer em Brasília. Quem estava na capital federal achou que iria presenciar o início da Terceira Guerra Mundial lo

Onde você estava no 11 de setembro de 2001? Muitos dos que estão hoje na Feira da Abav estavam se preparando para a edição do evento que iria ocorrer em Brasília. Quem estava na capital federal achou que iria presenciar o início da Terceira Guerra Mundial longe de casa. Quem ainda não havia chegado estava receoso. Fato é que a feira abriu no dia seguinte, uma quarta-feira, com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso e todos ainda atônitos e chocados com as notícias que ainda chegavam. O mundo, porém, não tinha acabado.

A Feira da Abav faz parte da história do Turismo há 44 anos. E há outros 40 a PANROTAS realiza a cobertura diária com seus suplementos, produzidos na cidade onde ocorria o evento. Uma ideia ousada, mas também visionária do fundador da empresa, Guillermo Alcorta, e que ninguém mais fez nesse tempo todo. E continuamos a editar os suplementos, agora com ajuda da tecnologia e a exposição digital, com muito orgulho e parcerias no trade.
Sim, hoje o evento está fixado em São Paulo (e há quem queira a alternância com o Rio ou outra cidade), mas ele já foi itinerante. Também já teve o Rio de Janeiro como sede – e quem não se lembra das chuvas de 2007, que atrapalharam muito a chegada na Cidade Maravilhosa.

Em 1996, quem estava na Feira da Abav na Bahia soube da morte de Renato Russo por exemplo. E lá se vão 20 anos. Também lembramos das Abavs em que o presidente da Vasp, Wagner Canhedo, era aplaudido de pé pela plateia. Por quê? Porque oferecia 13% de comissão às agências.

Já registramos boicotes à Tam Viagens (hoje associada Braztoa, com o nome Latam Travel) e à BBTur (hoje BB Turismo, e associada Abracorp), conversas sobre a fusão da Varig com a Tam, o desabafo de Carlos Guimarães pós-fechamento da Soletur, as brigas pela disputa na presidência da Abav (hoje é mais difícil achar quem queira presidir a entidade), a Tribuna Livre do Agente de Viagens (espaço em que o agente “falava o que queria” – geralmente queixas contra as aéreas), estandes grandiosos, estandes modestos, festas memoráveis, frases bem e mal colocadas... Está tudo aqui, registrado nos Suplementos Diários PANROTAS.

Nas próximas páginas uma pequena amostra, mais calcada na curiosidade. Prometemos que vamos digitalizar o acervo em breve. O importante é que vimos o Turismo crescer e amadurecer nesses 40 anos. Ainda falta muito? Como tudo na vida, claro que sim. E estaremos juntos por outras tantas edições. Obrigado pela sua companhia há um, dois, dez ou 40 anos.

Leia a versão digital do suplemento abaixo.


Tópicos relacionados