Brunna Castro   |   14/11/2016 10:01

Abeta e Projeto Âncora planejam parcerias para 2017

A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura e o Projeto Âncora planejam ações conjuntas para 2017. O planejamento de atuação das duas entidades foi desenhado após a palestra do presidente do Projeto Âncora, Wa

A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o Projeto Âncora ONG que trabalha com crianças, planejam ações conjuntas para 2017. O planejamento de atuação das duas entidades foi desenhado após a palestra do presidente do Projeto Âncora, Walter Teixeira, durante o XIII Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que foi realizado entre os dias 7 e 9 deste mês em Três Coroas, no Rio Grande do Sul.

"Temos a ideia de que, gradativamente, os associados da Abeta, possam fazer vivências no Projeto Âncora e, de outro lado, receber crianças e educadores do Âncora, em várias modalidades de turismo de aventura e ecoturismo", explica Teixeira.

Segundo ele, a prática do ecoturismo e turismo de aventura possibilita vários aprendizados práticos. "Por exemplo, quando a criança faz uma descida de tirolesa, pode entender a relação entre deslocamento e peso. Depois discute com o grupo interessado para pensar no projeto de aprendizado, participando do grupo e exercendo papéis de cooperação e de liderança e estruturação do raciocínio", explica o presidente do Projeto Âncora.

PROJETOS
De acordo com o presidente da Abeta, Evandro Schütz, as ideias que surgiram no encontro ainda são "embrionárias", mas com total possibilidade de serem colocadas em prática no ano que vem.

"A primeira é a ação conjunta na sede do Projeto Âncora na qual os associados Abeta participarão de um dia de experiência com as crianças, conhecendo as oportunidades que podem ser desenvolvidas nos objetivos do projeto", afirma Schütz. "Também poderemos levar algumas atividades de ecoturismo e turismo de aventura para a prática e primeiro contato destas crianças com o universo do nosso segmento, como observação de aves, rapel, caminhada, tirolesa, entre outros."

Segundo Schütz, outra possibilidade que surgiu do relacionamento inicial entre as entidades prevê, para o próximo Abeta Summit - que será realizado no Território da Mantiqueira, em outubro -, que o associado Abeta assuma parte do custeio de inscrição e viagem de um grupo de crianças do Projeto Âncora. "Assim, iremos gerar, dentro do Abeta Summit, uma programação específica para as crianças do Projeto, com oficinas, brincadeiras, educação ambiental, etc, introduzindo-as no contato com o segmento e com a cultura da vida ao ar livre", afirma.

As ideias, como ressalta a presidente da Abeta, "são embriões e ambas as entidades irão buscar a viabilização das mesmas".

ENCONTRO BRASILEIRO
Durante o evento, os associados da Abeta discutiram formas de cooperação para o crescimento sustentável das empresas que atuam no segmento de ecoturismo e turismo de aventura. Em sua apresentação, Teixeira explicou a prática educacional adotada pelo Projeto Âncora.

"Além do aprendizado de conteúdo, ressaltei a importância do envolvimento dos pais e da comunidade, pois assim, com a participação deles, induzimos o desenvolvimento social da comunidade. Todos nós somos educadores, no sentido que passamos mensagens com nossa postura ética, exemplos práticos, etc. O setor de ecoturismo pode se beneficiar do 'jeito de fazer' do Âncora pois um guia de rafting, por exemplo, pode estar atento a oportunidades de aprendizagem, não só para crianças como também para adultos", explica o presidente.

Tópicos relacionados