Fernanda Cordeiro   |   25/11/2016 15:58

Barcelona multa Airbnb e Homeaway em US$ 633 mil

A prefeitura afirmou que as a Airbnb e o Homeaway continuam oferecendo hospedagem sem licença, apesar de terem sido multadas em junho deste ano, em 30 mil euros, pelo mesmo motivo.


Prefeitura de Barcelona alega que Airbnb e Homeaway funcionam sem regulamentação; governo espera também diminuir o número de turistas que a cidade recebe
Prefeitura de Barcelona alega que Airbnb e Homeaway funcionam sem regulamentação; governo espera também diminuir o número de turistas que a cidade recebe


As autoridades de Barcelona, na Espanha, dizem que irão multar os serviços de compartilhamento de residências Airbnb e Homeaway em US$ 633 mil, ou 600 mil euros, cada um. Isso por oferecerem hospedagem compartilhada em casas de locais sem as licenças necessárias.

De acordo com a Skift, a ação é mais um movimento para conter o turismo em massa que atingiu o destino nos últimos anos. O prefeito da cidade, Ada Colau, disse à Rádio Catalunya que embora o turismo tenha sido um trunfo positivo para a cidade, "ele cresceu demais e estava negando aos moradores acesso à moradia".

Além disso, a prefeitura afirmou que as plataformas como, a Airbnb e o Homeaway continuam oferecendo hospedagem sem licença, apesar de já terem sido multadas em junho deste ano, em 30 mil euros, pelo mesmo motivo.

Segundo o The Local, a popularidade das plataformas de economia compartilhada cresceu tanto na cidade, que hoje se hospedar em casas de moradores locais é mais comum que reservar hotéis em Barcelona.

O prefeito Calau prometeu travar o excesso de turistas na cidade, após queixa de moradores. Os locais têm reclamado do excesso de barulho à noite, ou de madrugada. Além de festas na vizinhança que são feitas pelos turistas.


*Fonte: Skift e The Local

Tópicos relacionados