Movida

Bruna Murback   |   09/01/2017 10:14

6 dicas de sucesso para empreender em 2017

Executivo Laercio Ara dá dicas para ajudar os empreendedores a ter sucesso nos negócios em 2017

Para muitas pessoas, ter o próprio negócio é um sonho. No entanto, a jornada do empreendedorismo é cheia de obstáculos e é normal surgirem dúvidas e incertezas, o que pode desanimar o futuro empreendedor.

Determinação, perseverança e motivação são ingredientes essenciais para se manter firme na caminhada do empreendedorismo. Ainda, é de suma importância saber gerenciar os aspectos de uma empresa, desde o financeiro até a área de comunicação, passando ainda por gestão de pessoas.

O executivo Laercio Ara deu algumas dicas para ajudar os empreendedores nesta fase de construção de marca. Confira.

1- PLANEJAMENTO
O planejamento é fundamental para garantir as chances de sucesso em um negócio. O plano de negócios é um documento que descreve detalhadamente a empresa, seus produtos e serviços, bem como quem serão os consumidores. Ele aborda o mercado em que se irá atuar, concorrentes, produtos, logística, e aspectos financeiros, como cálculos de custos.

Outro ponto importante é a padronização dos processos, visando sempre a melhoria contínua. Isso aumenta a produtividade.

Mais uma alternativa para um planejamento de sucesso é prever a gestão de riscos, através da identificação, qualificação, e planos de ação e contingência. Para a gestão de risco, uma referência é o guia de conhecimento de gerenciamento de projetos do PMI (Project Management Institute)

Pixabay
Cálculo de custos e payback é parte fundamental da preparação para abrir um negócio
Cálculo de custos e payback é parte fundamental da preparação para abrir um negócio

2 – ESTIMAR CUSTOS
Os custos, assim como as taxas iniciais devem ser mensurados no planejamento. A maioria dos empreendimentos são planejados apenas com os valores de investimento para implantação. O empreendedor precisa estar ciente do DRE (demonstrativo de resultados) que oferece uma síntese econômica das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa, que mostra se há lucro ou prejuízo. Já o termo “payback” é um dos indicadores utilizados na análise de retorno de projetos que indica o tempo necessário para o lucro acumulado gerado igualar o investimento inicial. Ele é mensurado em dias, meses ou anos.

3 – CAPITAL DE GIRO
O payback de um investimento normalmente ocorre entre 18 a 36 meses. Dentro do planejamento inicial, o empreendedor deve reservar um valor de capital de giro para sustentar a operação de seu negócio, até que fique totalmente estabilizado.

4 - ESCOLHENDO UM NICHO
Um aspecto importante é gostar do produto, já que irá trabalhar diretamente com ele. Além do mais, definir o nicho do negócio ajuda a segmentar o público-alvo, além de ajudar a ser objetivo e específico nas ações, o que aumenta a probabilidade de sucesso e geração de valor. Por exemplo, se vai abrir uma agência de viagens, que público terá em mente? No mais, ter o nicho do negócio definido otimiza os recursos para fidelizar e atrair novos cliente. “Foco no que é foco”, diz o executivo.


Shutterstock
Não tente fazer tudo sozinho. Ter aliados é importante no planejamento
Não tente fazer tudo sozinho. Ter aliados é importante no planejamento

5 – ACOMPANHAMENTO
Uma boa dica é procurar referências de mercado e comparar com seu planejamento. Definir os controles sobre o planejamento realizado é a melhor opção para se saber se está atingindo as metas estabelecidas, e se o caminho planejado está sendo executado com eficiência.

6 - COMO FAZER ISSO?
Há algumas metodologias de controle e resolução de problemas mais conhecidas, como Ver e Agir, para problemas de baixa complexidade; FCA (fato causa e ação) e PDCA (planejar, fazer, controlar e agir) para problemas de nível médio; e Seis Sigma, para os de alta complexidade, que exige o uso de ferramentas estatísticas. Pesquise a fundo sobre elas e escolha a mais adequada.


*Fonte: Empreendedor.com.br

conteúdo original: http://bit.ly/2hZlzxP

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias