Bruna Murback   |   16/01/2017 08:27

Dicas para montar o plano de sucessão dentro da empresa

Especialista no assunto dá dicas de como montar o plano de sucessão organizacional de forma efetiva 


Mudanças fazem parte do processo natural de qualquer organização. Saídas e entradas de funcionários, assim como a dinâmica de projetos ditam o ritmo delas. Em áreas estratégicas e que envolvem níveis hierárquicos mais altos, é de suma importância que se faça um planejamento, nesse caso, mais conhecido como plano de sucessão empresarial.

Presidente da PQ Systems, Beth Savage, é parte de um time que teve a tarefa de construir e implementar um plano de sucessão logo após a inesperada morte do fundador da companhia. Ela diz que a chave para o sucesso é confiança e comunicação. "Percebemos que antes que pudéssemos realmente avançar com o planejamento estratégico, precisávamos saber o que ia acontecer com a empresa. Uma vez que isso foi comunicado, foi como se um peso tivesse saído de nossas costas”, diz a executiva.

O presidente da Goering Center for Family and Private Business (Centro Goering para família e negócios privados, em tradução livre) da Universidade de Cicinnati, em Ohio (EUA), concorda que confiança e comunicação são fatores cruciais para qualquer plano de sucessão ou contingência.

Confira abaixo algumas dicas do profissional para montar seu plano de sucessão organizacional de forma mais efetiva.

CONFIANÇA:
Nunca é demasiado cedo para aprender as estratégias, técnicas e formas de desenvolver a confiança em uma organização. "Se você não tem confiança, vai ser muito difícil ter uma transição saudável e eficaz e sucessão."

COMUNICAÇÃO EFETIVA:
Estreitamente ligada à confiança, ter uma comunicação pró-ativa é fundamental durante todo o processo. "Como aprendemos a nos comunicar bem uns com os outros para mostrar respeito e deixar que as pessoas expressem o que está acontecendo na sua cabeça?" A comunicação eficaz gera a possibilidade de construir uma profunda confiança.



UM TIME PARA AJUDAR NA TRANSIÇÃO:
Uma rede de conselheiros e colegas será importante para o dono de um negócio quando o mesmo fizer a transição.

UM PROPÓSITO DEFINIDO E COMPARTILHADO:
A visão mútua e os objetivos dos envolvidos deve ser articulada e entendida. Os objetivos e metas serão diferentes para cada proprietário, e pode até variar de acordo com a geração do dono da empresa. O especialista ainda acrescenta que as estratégias e os objetivos podem ser muitos diferentes de acordo com cada geração que assumir o negócio.


*Fonte: Forbes

conteúdo original: http://bit.ly/2ioODPf

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias