Brunna Castro   |   02/01/2017 14:20

Número de feriados deveria ser revisto, diz Fecomercio SP

O número de feriados nacionais em 2017 deverá impactar negativamente a economia do País.

Free Images
Ainda que seja bem visto pelo Turismo, o número de feriados nacionais em 2017 deverá impactar negativamente a economia do País. É o que avalia a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP), que estimou uma perda de R$ 10,5 bilhões para o comércio varejista por conta do calendário deste ano.

O valor é 2% maior do que o dado projetado em 2016 e os cálculos da entidade desconsideram feriados estaduais e municipais.

Para a Fecomercio SP, o número de feriados e pontes deveria ser revisto, como uma forma de contribuir com o aumento da produtividade da economia.

Uma vez que estabelecimentos que desejam funcionar nos feriados contam com custos adicionais - 100% para trabalhos em feriados adicionados de cerca de 37% de encargos, a entidade avalia que, "em nome da modernização das relações trabalhistas, seria oportuno que essa questão fosse debatida, pois o excesso de proteção por meio dessa elevação de custos acaba prejudicando as empresas, que acabam optando por não abrir no feriado, como para os empregados, que reduzem seus rendimentos ao deixarem de obter as comissões sobre as vendas".

Tópicos relacionados