Brunna Castro   |   22/03/2017 18:47

Lacte 12: desafios das estratégias de sourcing em viagens

Como é feita a estratégia de sourcing no segmento de viagens? Quais as dificuldades enfrentadas pelos gestores nesse sentido? O tema foi debatido pela gestora de Viagens da Siemens, Luana Nogueira, pela executiva de Contas da Porto Brasil, Carlene Vallandro, e pelo comprador de Viagen

Emerson Souza
Luana Nogueira, gestora de Viagens da Siemens, Carlene Vallandro, executiva de Contas da Porto Brasil, e Marcel Frigeira, comprador de Viagens América Latina da IBM
Luana Nogueira, gestora de Viagens da Siemens, Carlene Vallandro, executiva de Contas da Porto Brasil, e Marcel Frigeira, comprador de Viagens América Latina da IBM

Como é feita a estratégia de sourcing no segmento de viagens? Quais as dificuldades enfrentadas pelos gestores nesse sentido? O tema foi debatido pela gestora de Viagens da Siemens, Luana Nogueira, pela executiva de Contas da Porto Brasil, Carlene Vallandro, e pelo comprador de Viagens América Latina da IBM, Marcel Frigeira durante uma das sessões educativas que dominaram a agenda do Lacte 12 na tarde de hoje.

O objetivo principal, segundo os debatedores, não é somente a redução de custos, mas também a busca por qualidade e diferenciais. Luana defendeu uma "visão holística" a respeito da cadeia de suprimentos, ressaltando a importância de enxergar o custo total da viagem, e não apenas o aéreo-hotel.

Os desafios dos profissionais em uma estratégia de sourcing se relacionam principalmente aos dados, segundo a gestora de Viagens da Siemens - mais especificamente em relação à captura, formatação e consolidação das informações. "Além disso, é preciso verificar a acuracidade dos dados, o que é também um desafio", apontou Carlene.

Outro ponto destacado como um desafio foi a fragmentação de serviços, como a presença de muitos brokers na hotelaria, por exemplo. Isso pode, de acordo com a executiva de Contas da Porto Brasil, causar longas negociações que, no fim, se mostram desnecessárias. Por outro lado, o comprador da IBM ressaltou a importância dos profissionais de manterem abertos a novos players. "É um exercício para o gestor, que deve se manter atualizado para não acabar se tornando obsoleto", afirmou Marcel.

Tópicos relacionados