Movida

Marcos Martins   |   18/10/2017 15:24

Governo quer facilitar importação de itens para parques

Uma das principais reclamações no mercado é a quantidade de tributos

Divulgação/Beto Carrero
Montanha-russa Fire Whip, do Beto Carrero
Montanha-russa Fire Whip, do Beto Carrero
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, e o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, estão trabalhando em conjunto para incluir o Brasil na rota dos principais parques temáticos do mundo. Segundo informações divulgadas pelo Ministério do Turismo, a ideia é mudar a classificação dos equipamentos do setor para bens de capital e estimular a competitividade do país na importação de atrativos sem similar nacional.

“As maiores marcas têm se expandido as suas operações em diversas partes do mundo, com investimentos vultuosos e milhares de empregos gerado. Se fizermos alguns ajustes, temos totais condições de nos consolidar como o grande hub de parques temáticos da Américas Central e do Sul”, diz Beltrão.

Na última reunião de ministros de Turismo do Mercosul, todos os representantes dos quatro países membros apoiaram as demandas do Sistema Integrado de Parques de Atrações Turísticas (Sindepat). Em paralelo, a pasta da Indústria e Comércio Exterior está com uma consulta aberta até o próximo dia primeiro para confirmar que não há produção de equipamentos análogos na indústria nacional.

De acordo com estudo do Sindepat, se o governo atender às demandas do setor, o segmento poderá investir R$ 1,9 bilhão e gerar de 56 mil empregos nos próximos cinco anos. Após a consulta, o documento será apresentado no grupo técnico da Câmara de Comércio Exterior e, caso não haja nenhuma objeção, segue direto para o fórum de ministros ligado ao tema no Mercosul. Representantes do segmento consideram as medidas determinantes para a chegada de investidores como a Disney, Universal, Busch Gardens, Six Flags e Legoland.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias