Henrique Santiago   |   07/11/2017 14:16

WTTC aprova mudança da Embratur para agência

Presidente do WTTC elogia eventual transformação da Embratur em agência de promoção turística.

A tão falada transformação da Embratur em agência de promoção foi assunto no primeiro dia da WTM Londres, principal feira de Turismo do mundo. E o tema passou justamente por uma representante de peso do setor, a presidente do World Travel and Tourism Council, o WTTC, Gloria Guevara.

Para ela, o Brasil passará a ser mais competitivo no cenário internacional a partir dessa mudança. “Com essa grande competição entre os mercados na disputa pelo turista internacional, quem não tem uma agência de promoção independente perde muito em competitividade", destacou a executiva da entidade privada.

Divulgação/Embratur
Gloria Guevara e Vinicius Lummertz
Gloria Guevara e Vinicius Lummertz
Quem acompanhou de perto sua fala foi o presidente da própria Embratur, Vinicius Lummertz. Ele, inclusive, agradeceu pelo apoio da entidade internacional.

"Precisamos que a Câmara vote o projeto que está na casa para que possamos sair da situação atual e passemos a ser uma agência que recebe recursos de outras fontes. Atualmente, contamos apenas com o orçamento da União. É muito pouco para enfrentar os países concorrentes", resumiu Lummertz.

O projeto, no entanto, segue sem previsão de ser votado e eventualmente provado em Brasília. A proposta não é nova e já era uma ideia de Eduardo Sanovicz, que presidiu a entidade no início dos anos 2000.

Amanhã (8), a Embratur irá realizar, em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), um evento dentro da WTM Londres para divulgar as novidades e oportunidades no Rio de Janeiro. O Estado, inclusive, tem recebido apoio das instituições para trazer turistas estrangeiros a fim de superar a crise pública.

Tópicos relacionados