Movida

Janize Colaço   |   13/12/2017 13:49

Acordo Mercosul-União Europeia pode ser firmado em 2018

Já são mais de 20 anos em que a União Europeia e o Mercado Comum do Sul (Mercosul) ensaiam um acordo.

Pixabay
Já são mais de 20 anos em que a União Europeia e o Mercado Comum do Sul (Mercosul) ensaiam um acordo. Apesar disso, a assinatura, que poderia estar próxima de ser concretizada, foi adiada para o início do ano que vem. Até ontem (12), a ideia dos dois blocos era anunciá-lo em Buenos Aires, no encerramento da 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), hoje ou, no mais tardar, no dia 21 de dezembro, em Brasília.

O objetivo, segundo os negociadores, era dar uma sinalização aos 164 países-membros da OMC de que os dois blocos regionais estão comprometidos com a liberalização do comércio, em um momento de ressurgimento do protecionismo em todo o mundo.

Marcos Corrêa / Agência Brasil
Os dois blocos pretendiam anunciar o acordo comercial até o encerramento da 11ª Reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio, em Buenos Aires.
Os dois blocos pretendiam anunciar o acordo comercial até o encerramento da 11ª Reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio, em Buenos Aires.
Ontem os dois blocos estiveram reunidos e parte das propostas levantadas acolhidas. Ainda assim, os negociadores europeus disseram que ainda não estavam prontos para dar uma resposta porque precisam de tempo para convencer o setor agrícola — que tem um peso político importante na Europa e resiste a qualquer abertura de seu mercado para produtos externos.

LIBERAÇÃO DO COMÉRCIO
A assinatura do acordo poderá ocorrer no início de 2018 e, apesar de mais um adiamento, realmente há o interesse de ambas as partes em o comércio entre os blocos. O acordo entre Mercosul e UE afetaria 90% do comércio entre os dois blocos. Essa etapa final das negociações coincide com uma mudança na política dos Estados Unidos.

Desde a posse de Donald Trump à presidência, há quase um ano, o estadunidense tem deixado claro que prefere negociações bilaterais às multilaterais, e que sua prioridade é defender os interesses norte-americanos.

Vale destacar que, nos anos 1990, as negociações entre a União Europeia e o Mercosul tiveram início como alternativa à Alca, um projeto dos Estados Unidos de integrar as economias das Américas que fracassou. Quando a Alca deixou de existir, as negociações entre UE e Mercosul foram paralisadas e só foram retomadas em 2010.


*Fonte: Agência Brasil

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias