Henrique Santiago   |   24/06/2015 19:32

ABF Expo: lojas físicas e home office inspiram mercado

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) deu início na tarde de hoje (24) no Expo Center Norte, em São Paulo, à 24ª ABF Expo Franchising.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) deu início na tarde de hoje (24) no Expo Center Norte, em São Paulo, à 24ª ABF Expo Franchising. Até o sábado (27) a entidade estima público de 62 mil visitantes, que terá contato direto com 480 marcas de franquias, entre alimentação, vestuário, saúde e bem-estar e turismo - feste total, apenas duas empresas representam o mercado de viagens nesta edição: a TZ Viagens e a Tourlines.

“O turismo apresenta dois perfis distintos: as redes consolidadas no mercado e as que seguem a tendência de nicho de mercado voltado para a internet”, destacou o diretor de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade da ABF, Claudio Tieghi. Com 1.068 associadas no total, dos quais 19 se enquadram na categoria hotelaria e turismo, o dirigente, por sua vez, considera o número satisfatório. “Muitas das empresas do segmento optam por ser ‘menores’ de maneira independente ou se associam a negócios próprios do trade. Com as associadas, nossa estimativa de crescimento para este ano é de 7% a 9%”, complementou.

A TZ Viagens, por meio de seu CEO, Paulo Manuel, acredita cada vez mais no modelo de negócio. “Nós apostamos cada vez mais nas agências de viagens. Não oferecemos apenas preços competitivos com a da internet. Nossa preocupação com o cliente é 100% na consultoria do acompanhamento no pós-venda”, destacou. Com 26 lojas franqueadas abertas desde 2012, com foco em espaço físico, das quais seis de conversão, Manuel revelou que logo vem mais por aí. “Até o fim deste ano, pretendemos ter 35 lojas abertas e dez em processo de abertura, ao que tudo indica, inauguradas no começo de 2016”, completou.

Confiante no modelo home office, a Tourlines tem atualmente 46 franqueados em um ano no modelo, das quais 40 são representadas por home office e seis são lojas físicas em Vitória. “Nós notamos que o trabalho em casa é a tendência do mercado, sem dúvida. Você não tem chefe, não há custos e você pode trabalhar a hora que quiser”, disse o gerente nacional de Expansão e Implantação da Tourlines, Gustavo Gicovate. “Quem adere [ao home office] passa por treinamentos on-line e presencial, que levam duas semanas no total, um processo muito mais rápido e rentável do que abrir uma loja física”, garantiu.

FRANQUIAS EM NÚMEROS
Em 2014, as franquias de turismo associadas à ABF garantiram um incremento de 0,3% no faturamento ante o ano anterior, enquanto as unidades próprias e franqueadas trouxeram aumento significativo de 19,5%, totalizando 2.674. Já no primeiro trimestre de 2015, o setor cresceu 10% em faturamento e 7% em unidades, contrariando o tão disseminado mau momento político-econômico do Brasil. “Este mercado dissemina a cultura e o espaço geográfico do Brasil que deve ser cada vez mais explorado. Assim, projetamos um crescimento de 15% a 20% em associados no turismo”, finalizou Claudio Thieghi.

Tópicos relacionados