Savia Reis   |   01/08/2013 18:02

Brasileiros são 70% nos hotéis chilenos na temporada

Acontece hoje no Hotel Unique, em São Paulo, o evento Sabores do Chile, que reúne capacitação, rodadas de negócios e gastronomia. Participam 50 operadores de turismo e cerca de 300 agentes de viagens

Acontece hoje no Hotel Unique, em São Paulo, o evento Sabores do Chile, que reúne capacitação, rodadas de negócios e gastronomia. Participam 50 operadores de turismo e cerca de 300 agentes de viagens. Dentre os fornecedores estão hotéis, receptivos e atrações turísticas das regiões Valparaiso, Los Lagos, Aysén e Magalhães.

Os convidados estão sendo recepcionados pelo secretário de Turismo do Chile, Daniel Pardo, e pela diretora de Turismo do país, Andrea Woelleter, que falaram com exclusividade ao Portal PANROTAS sobre o setor daquele país, em especial sobre o mercado brasileiro, temporada de inverno e novos produtos.

Número de turistas

O Chile recebe por ano 3,5 milhões de turistas. "A nossa expectativa é que em 2014 sejam quatro milhões de visitantes", estima Andrea.

Mercado brasileiro

Segundo Pardo, o Brasil é um dos mercados prioritários para o Chile. "Em 2012, recebemos 400 mil brasileiros. No primeiro semestre, contabilizamos 185 mil visitantes. O gasto médio diário foi de US$ 170 dólares". Como comparação, o gasto médio do turista estrangeiro de um modo geral é US$ 120 dólares.

Temporada de inverno

"Fizemos um levantamento e 70% das reservas durante a temporada de inverno são realizadas por brasileiros. Obviamente são números preliminares", completa o subsecretário.

Outros mercados

O Brasil é o segundo principal emissor para o Chile, atrás da Argentina. Estados Unidos e Peru são outros mercados importantes para o país. "Da Europa, recebemos muitos espanhóis, franceses, ingleses e alemães", explica Andrea.

Ocupação

A média da ocupação hoteleira no Chile é de 60%. Durante a temporada de inverno é de 90%. "Nas estações de esqui, os hotéis ficam lotados durante todo o inverno", conclui Pardo.

Tópicos relacionados