Alex Souza   |   13/07/2012 18:03

Nascimento: Anac deveria pagar conta no caso Pluna

O presidente do Sindetur, Eduardo Nascimento, enviou ofício à Iata, Procon e Anac pedindo providências em relação ao caso Pluna

O presidente do Sindetur-SP, Eduardo Nascimento, enviou ofício à Iata, Procon e Anac pedindo providências em relação ao caso Pluna. Na avaliação dele, as agências de viagens é que estão pagando a conta pela quebra da companhia uruguaia.

“O Procon diz que vai multar a Pluna caso a empresa não atenda os passageiros. Agora, multar uma companhia que quebrou?”, questiona Nascimento, que lembra de uma história dos tempos de Varig: “Naquela época nós ficamos em uma situação delicada: nos foi pedido para não pedir ao mercado para parar de vender Varig para não acelerar a quebra da empresa. Agora no caso da Pluna ocorre algo similar”.

Sobre a Iata, o presidente do Sindetur lembra das garantias exigidas pela associação para que as agências possam vender passagens. “Eles pedem carta fiança, que garante o pagamento das companhias aéreas. Mas por que não pedem para as aéreas uma garantia para que nos paguem?”

Eduardo Nascimento afirma, no entanto, que a Anac é a principal responsável pelos problemas enfrentados pelos agentes nesse caso. “É ela que autoriza a companhia a voar no Brasil. Ela teria que pagar a conta, se foi ela que autorizou a aérea a voar no País. Se autorizou, deveria acompanhar a situação da companhia. Deveria pedir uma garantia para as aéreas estrangeiras para que não deixem os passageiros no chão.”

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias