Movida

Maria Eduarda   |   09/03/2018 20:15

Conexão Pernambuco: Recife celebra conectividade aérea

Única capital do Nordeste com ligação aérea com todas as outras, Recife tem visto um crescimento de sua malha aérea nos últimos anos

Única capital do Nordeste com ligação aérea com todas as outras, Recife tem visto um crescimento de sua malha aérea nos últimos anos. No mercado internacional, o número de destinos subiu de quatro para 16, de nos últimos anos. Para este ano, ainda estão previstos voos para Córdoba (Argentina), Rosário (Argentina) e Fort Lauderdale (Estados Unidos). Já no doméstico, o aumento foi de 14 para 30.

Maria Eduarda
Conexão Pernambuco reuniu autoridades e trade em Recife
Conexão Pernambuco reuniu autoridades e trade em Recife
Para celebrar os resultados, a secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura do Recife, promoveu o evento Conexão Pernambuco, que contou com a presença do governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), e de outras autoridades, no Aeroporto Internacional de Recife na tarde desta sexta-feira, 9.

Câmara aproveitou o evento para agradecer pelo apoio de toda cadeia do Turismo, para destacar o crescimento do Estado e para defender a necessidade de continuar crescendo. ?“O Brasil tem uma dívida histórica com o seu Turismo. Faz décadas que o número de turistas que recebemos continua praticamente o mesmo e a gente não pode deixar que isso aconteça em Pernambuco. A gente tem que continuar se desenvolvendo”, afirmou.

Na abertura do evento, foi concedida a medalha JK, de ordem de mérito ao secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. O reconhecimento foi entregue pelo governador e pela secretária de Turismo, Esportes e Lazer de Recife, Ana Paula Vilaça.

PANORAMA DA AVIAÇÃO
O encontro contou com apresentações que traçaram um panorama do setor em Pernambuco e no mundo. O diretor de Relações Brasil da Iata, Marcelo Pedroso, iniciou as falas, e falou sobre o setor globalmente e a atuação da entidade. “Momento que Recife vivencia de ampliação da conectividade é um bom momento para a gente fazer uma reflexão sobre o setor”, destacou.

Maria Eduarda
Pedroso, Carreras, Sanovicz e Bento traçaram panorama da aviação
Pedroso, Carreras, Sanovicz e Bento traçaram panorama da aviação
Em seguida o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, fez uma apresentação sobre a aviação no Brasil, apresentou dados e fez uma defesa para que o País adote os mesmos padrões de regulamentação internacionais. “Aviação é a segunda atividade mais regulada do mundo, a primeira é energia nuclear”, comentou. “Eficiência do Estado é fundamental para que a aviação seja eficaz”.

O diretor de Alianças e Distribuição da Azul Linhas Aéreas, Marcelo Bento, também participou com uma palestra sobre o impacto da conectividade aérea do desenvolvimento turístico da região. O executivo comentou a escolha de Recife como hub da Azul – o terceiro maior da companhia aérea, atrás de Campinas e Belo Horizonte – e explicou o efeito multiplicador de um hub aéreo.

Por fim, o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, falou sobre a estratégia de conectividade de Pernambuco e elencou algumas medidas que ajudaram a impulsionar o crescimento, como a diminuição da arrecadação de ICMS do combustível de aviação, de 25% para 7%. Carreras ressaltou ainda que a conectividade tem gerado empregos e atraído turistas. Por exemplo, em 2014, quando não tinha ligação com a Argentina, o destino recebeu apenas 16 mil visitantes do país hermano, enquanto em 2017, foram cerca de 120 mil.

Para secretária de Turismo, Esportes e Lazer de Recife, Ana Paula Vilaça, o evento veio marcar a posição que Recife vem assumindo de liderança na região. “Evento é importante porque veio ressaltar e colocar Recife como porta de entrada do Nordeste”.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias