Movida

Diego Verticchio   |   27/11/2015 23:33

Pousada da Amazônia leva Top Sustentabilidade; fotos

Pioneira em ecoturismo de base comunitária, o estabelecimento foi idealizado para ser uma fonte de renda adicional e alternativa para os locais, contribuindo com a distribuição dos benefícios e com a conservação dos recursos naturais

PANROTAS / Emerson Souza
Premiados da noite com diretores e parceiros da Braztoa
Premiados da noite com diretores e parceiros da Braztoa
A Pousada Flutuante Uacari, na Reserva Mamirauá, na Amazônia, ganhou o Top Sustentabilidade, o principal prêmio da noite. Pioneira em ecoturismo de base comunitária, o estabelecimento foi idealizado para ser uma fonte de renda adicional e alternativa para os locais, contribuindo com a distribuição dos benefícios e com a conservação dos recursos naturais. Representando a Pousada, o diretor da OMT, Marcio Favilla, recebeu o prêmio.

Na categoria Associadas Braztoa, quem levou o primeiro lugar foi a BWT, com o projeto Better World Together; em segundo lugar ficou a Maktour, com projeto Práticas Sustentáveis no ambiente interno e externo de uma operadora de turismo; quem levou a terceira colocação foi a Tam Viagens, com projeto Plantando atitudes, construindo uma história.

Veja o resultado final e as fotos da premiação abaixo.


CATEGORIA PARCEIROS INSTITUCIONAIS

3º LUGAR - Capelinha Mauá – Secretária de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
Projeto idealizado para atender as reivindicações da população local, construindo uma rodovia ecologicamente correta – Estrada Capelinha Mauá – que fortalece o turismo e impulsiona a economia e o desenvolvimento social da comunidade.

2º LUGAR - Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Complexo Turístico Itaipu
O complexo conta com programas e ações que geram oportunidades de emprego e renda, além de um conjunto de benefícios aos colaboradores, política comercial favorável às agências de turismo, práticas de educação para o turismo e teste drive em veículo elétrico.

1. LUGAR - Centro Golfinho Rotador: Projeto Golfinho Rotador no Turismo Sustentável
Para estimular o ecoturismo, o projeto implementou de programas de capacitação profissional e sustentabilidade dos meios de hospedagem.

CATEGORIA PARCEIROS DO TRADE

3º lugar - Ecobooking – Sistema de Gestão do Turismo
Sistema de Gestão do Turismo na Web, que produz dados estatísticos, inclusive gráficos que traçam o perfil do turista. Também atua como sistema de vaucher único digital. Esses dados são fundamentais para o planejamento estratégico do turismo.

2º LUGAR - Casa do Vidro – Vidro não é lixo
Criação do Ecoponto em Bonito, MS, como centro de apoio ao descarte adequado do vidro
Reutilização do vidro com foco em projetos de educação ambiental em parceria com ONG local.

1. LUGAR - Portal Ecohospedagem: Na rota da sustentabilidade
Visitas às cinco regiões mais turísticas de Santa Catarina em busca de opções de turismo sustentável. Visitas preferencialmente acompanhadas por um morador local que se identifique com o tema sustentabilidade.

CATEGORIA MEIOS DE HOSPEDAGEM

3º LUGAR - Hotel Fazenda Campo dos Sonhos: Sustentabilidade – Ferramenta de Desenvolvimento Sustentável
Correta destinação de resíduos, tratamento de efluentes, implantação de plano de carreira, aprimoramento da acessibilidade no hotel.

2º LUGAR - Hotel Bangalôs da Serra: Mais que um negócio, um projeto de vida.
Diminuição da produção de lixo, redução do consumo de energia, água e óleo diesel, divulgação cultural local através de parcerias com grupos de artesãos e Projeto Pais e Filhos, proporcionando um atendimento diferencial.

1º. LUGAR - Pousada Flutuante Uacari: Pousada Uacari: Uma iniciativa de turismo de base comunitária na Amazônia
Pioneira em Ecoturismo de base Comunitária, foi idealizada para ser uma fonte de renda adicional e alternativa para os locais, contribuindo com a distribuição dos benefícios e com a conservação dos recursos naturais.

CATEGORIA AGÊNCIAS DE VIAGEM

3º LUGAR - Compadres Turismo: Caminhos da Canastra
Pretende criar e adequar uma rota ecoturística de trekking para envolver e unir os empreendimentos turísticos existentes, ligando-os através de um caminho ecológico, na área não regularizada do Parque Nacional da Serra da Canastra, em São João Batista da Glória, MG.

2º LUGAR - Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo: Cicloturismo Socioambiental e Bike Birding
Um produto ecoturístico que tem como diferencial a bicicleta, como meio de transporte mais sustentável e meio de inclusão, integração e interação, realizados em regiões que contemplam áreas naturais e comunidades tradicionais.

1. LUGAR - Vento Sul Turismo: Ações Continuadas de Fomento ao Turismo Sustentável
Começou há muitos anos a criar estratégias de diversidade de segmento e, percebendo o potencial preservacionista existente na atividade turística, passou a estruturar e planejar os roteiros turísticos no interior juntamente com famílias de agricultores envolvidos no projeto.

ASSOCIADAS BRAZTOA

3º LUGAR - Tam Viagens – Plantando atitudes, construindo uma história
Ao longo de 2014, o Comitê de Sustentabilidade foi responsável pela mudança de atitude e conscientização dos colaboradores, clientes e fornecedores em questões de sustentabilidade. Destacando: redução em 80% nos gastos com copos descartáveis, implantação da coleta seletiva em todas as áreas internas com gestão de indicadores.

2º LUGAR - Maktour: Práticas Sustentáveis no ambiente interno e externo de uma operadora de turismo
Conscientização dos clientes sobre a importância da Sustentabilidade. O primeiro passo foi identificar e avaliar os fornecedores sustentáveis, em seguida, oferecer aos clientes viagens com foco sustentável e uma cartilha de melhores práticas para preservação do local visitado.

1º LUGAR - BWT: Better World Together
Destinação e descarte de materiais de trabalho utilizados pela empresa para projetos de reciclagem e do uso de voucher de material reciclável, as inovações adotadas impactam cerca de cem pessoas com ações que vão desde a utilização exclusiva de materiais sustentáveis na limpeza das instalações até parceria na campanha de doação de órgãos.

TOP SUSTENTABILIDADE
CAMPEÃ - Pousada Flutuante Uacari: Uma iniciativa de turismo de base comunitária na Amazônia
Pioneira em Ecoturismo de base Comunitária, foi idealizada para ser uma fonte de renda adicional e alternativa para os locais, contribuindo com a distribuição dos benefícios e com a conservação dos recursos naturais.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias