Henrique Santiago   |   23/03/2016 13:09

Eataly promete "Disney da cozinha"; conheça o projeto

O espaço Fico Eataly World está em construção na cidade de Bolonha, na Itália, em um projeto que ocupa mais de 80 mil metros quadrados e custa a bagatela de US$ 55 milhões.

Quem lembra da chegada do Eataly ao Brasil, no ano passado, sabe o verdadeiro alvoroço e as horas e mais horas de filas que paulistanos enfrentaram para saborear as refeições do restaurante italiano. Imagine agora o que irá acontecer com um parque temático sobre a cozinha do país europeu.

Esqueça os cachorros-quentes, algodões doces e litros de refrigerante, o Eataly terá a sua própria "Disney" de comida. O espaço Fico Eataly World está em construção na cidade de Bolonha, na Itália, em um projeto que ocupa mais de 80 mil metros quadrados e custa a bagatela de US$ 55 milhões. A abertura está marcada para a primavera local de 2017.

O conceito por trás do parque temático é a inclusão dos alimentos como parte da educação dos seus visitantes. Não haverá, ao menos é o que indica, entretenimento em montanhas-russas em formato de canelone, roda-gigante de almôndega ou coisas do tipo. Em seu interior serão criadas dez salas de estudos, 40 laboratórios de transformação de material “bruto”, um centro de convenções de quatro mil metros quadrados, uma área de mais 7,3 mil metros quadrados de restaurantes, além de lojas e fazendas de criação.


Projeção do interior do parque (Divulgação/Eataly)

“O Fico Eataly World vai oferecer para crianças e jovens de toda a Itália a chance de conhecer a rica herança do nosso país [...] Será um lugar para estudar e fazer experiências práticas, onde haverá contato com cada passo da cadeia de produção”, explicou o parque em comunicado.

O criador do Eataly, Oscar Farinetti, tem uma fala mais apaixonada. “Crianças e jovens de todo mundo irão compreender a imensa herança da Itália, um lugar que visa elevar a cultura relacionada à comida e gerar um senso de orgulho para a nova geração. Será um lugar de contrastes, mas também de colaboração entre pequenas e grandes companhias italianas, entre novas startups e negócios tradicionais.”

Com a iniciativa de envolver 100 mil estudantes, o Fico Eataly World procura trazer seis milhões de visitantes por ano. O parque temático está situado na área do Centro Agroalimentar de Bolonha. O acesso é fácil por meio de avião, trem e carro.

Tópicos relacionados