Janize Colaço   |   23/02/2017 18:56

Disney criará sala que carrega baterias pelo ar; entenda

Funcionários do Departamento Científico e Tecnológico da Disney Research anunciaram a construção de uma sala que permitirá que dispositivos sem fio sejam recarregados sem a necessidade de fios - semelhantemente ao acesso a internet pelo Wi-Fi.

Getty Images

Eliminar a necessidade dos fios é uma tendência atual e que deve se estender no futuro. Recarregar a bateria de um celular, por exemplo, poderá ser feito apenas por estar dentro de um ambiente cuja energia é transmitida por ressonância magnética. Não acredita? Pois saiba que o Departamento Científico e Tecnológico da Disney Research anunciou a construção de uma sala que permitirá que dispositivos sejam recarregados sem a necessidade de fios - semelhantemente ao acesso a internet pelo wi-fi.

De acordo com o CNet.com, a sala de protótipos da Disney fornecerá energia wireless a dispositivos móveis a partir de campos magnéticos. "Este novo método permitirá que a energia elétrica se torne tão ubíqua quanto o wi-fi", afirmou o pesquisador-chefe da Disney Research, Alanson Sample. Segundo ele, com a inovação, "será possível permitir novas aplicações para robôs e pequenos dispositivos móveis - o que eliminará a necessidade de substituir baterias e fios para recarregas e energia".

A ideia, inicialmente, é a de que todos os parques da Disney sejam equipados com essa tecnologia - ainda que a nova sala para recarga seja intrigante para os visitantes. Uma vez que a nova tecnologia seja aperfeiçoada e efetivamente lançado ao público, a expectativa será de que aeroportos, estações de trem e metros, entre outras áreas públicas, também façam uso dela.

Confira a seguir o vídeo do experimento:

COMO VAI FUNCIONAR
Nos últimos anos, os avanços tecnológicos permitiram que os usuários de dispositivos móveis simplesmente colocassem seus telefones em um tipo de carregador, mas que eliminava a necessidade de cabos de alimentação. Agora, com o novo projeto do departamento, as pessoas poderão recarregar as baterias sem se dar ao trabalho de tirar o celular do bolso.

A ressalva, porém, é que o ambiente deverá ser projetado e construído com alumínio - principalmente para garantir a transmissão consistente de energia. Além das paredes, teto e chão, um poste de cobre deverá ser centrado na sala, juntamente com capacitadores para separar as partículas magnéticas das elétricas.


*Fonte: CNet

conteúdo original: http://cnet.co/2m6KXYR

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias